ICLEI e CDP apresentam plataforma única para reporte de ação climática nas cidades

Quanto mais fácil for esse processo, mais tempo os governos devem se concentrar em agir, em trazer benefícios para seus cidadãos e economias locais

25 de fev de 2019

Reprodução

Por: Maryke van Staden, Diretora, Centro de Bonn para Ação Climática Local e Relatórios no ICLEI e Kyra Appleby, Diretora Global, Cidades, Estados e Regiões no CDP

 

Prestar serviços às comunidades, proteger os cidadãos e construir melhores lugares para se viver, trabalhar e fazer negócios são as principais prioridades dos governos locais e regionais em todo o mundo. A ação climática com transparência – por meio de processos de reporte de dados e ações publicamente –  são essenciais para alcançar esses objetivos. Quanto mais fácil for esse processo, mais tempo os governos devem se concentrar em agir, em trazer benefícios para seus cidadãos e economias locais. É por isso que nós – CDP e ICLEI – estamos nos associando para apresentar um processo unificado para reporte de dados de ação climática subnacional.

 

Ouvindo os governos locais e regionais

 

 

 

Os governos locais e regionais pediram um sistema unificado para reportar suas ações e, a partir de abril de 2019, eles terão exatamente isso. O reporte será feito uma única vez, por meio da Plataforma do CDP, e os dados divulgados publicamente serão compartilhados automaticamente com o ICLEI.

 

Entendemos que o processo de reportar com transparência os dados climáticos requer recursos valiosos e que muitos governos estão sobrecarregados, com capacidade limitada e responsabilidades urgentes. Por essa razão, ICLEI e CDP lançaram a colaboração para simplificar o processo e melhor apoiar os governos subnacionais a tomar medidas de forma mais rápida e ambiciosa.

 

Os governos locais e regionais não conseguem administrar bem o que não mensuram.

 

O processo de reporte incentiva-os a entender melhor e pensar sobre os riscos climáticos que enfrentam. Informar os seus dados ajuda-os a incorporar o planejamento de ações climáticas na elaboração de políticas e gastos e os incentiva a criar planos de ação abrangentes e integrados.

 

O cumprimento desses planos, por sua vez, proporciona melhorias na saúde pública, cria empregos, combate a escassez de combustíveis e atrai investimentos para a área, conforme destacado na análise mais recente do CDP e no relatório do ICLEI Dados Falam Mais Alto que Palavras (Data Speak Louder Than Words).

Otimização para o sucesso

 

Desde que anunciamos nossa colaboração na COP23, em Bonn, em 2017, nossas organizações estão concentradas aprimorando os detalhes da parceria. Agora, estamos prontos para comunicar sobre o lançamento do novo sistema unificado de relatoria.

 

Nosso objetivo é aproveitar os pontos fortes de cada organização para simplificar a forma como os governos locais e regionais reportam e melhor capacitá-los a acompanhar os esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e integrar a visão de resiliência às mudanças climáticas em seus territórios.

 

Uma plataforma unificada

A partir de abril de 2019, os governos locais e regionais só precisarão realizar o processo de reporte uma vez na plataforma do CDP e compartilhado com o ICLEI, como mencionado anteriormente.

 

Os governos locais e regionais podem dar sua permissão ao ICLEI e ao CDP para usarem seus dados divulgados publicamente e receberão apoio de ambas as organizações. Encorajamos que reportem publicamente, pois isso fortalece os dados e contribui para a transparência e a boa governança.

 

O ICLEI usará esses dados para informar atividades de pesquisa e análise e para representar os governos locais e regionais no cenário global por meio de seu trabalho de advocacy político de alto nível. O CDP usará esses dados para produzir análises e relatórios instantâneos para governos locais e regionais, permitindo que acompanhem seu progresso e se comparem com seus pares.

 

Os relatórios permanecerão gratuitos, e os dados divulgados publicamente estarão disponíveis gratuitamente on-line pelo Portal de Dados Abertos do CDP e no site www.carbonn.org.

 

Ambas as organizações continuarão apoiando o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM), a maior coalizão global de cidades comprometidas com a liderança climática. O sistema unificado já integra o Marco Comum de Reporte (Common Reporting Framework) do GCoM, a nova estrutura global para relatar inventários de gases de efeito estufa da cidade, avaliações de risco e vulnerabilidade e planos de ação climática. Os novos padrões da GCoM refletem os reportes que as cidades já vêm realizando e permitem a harmonização e comparação dos dados de cidades em todo o mundo.

 

O CDP e o sistema unificado de relatórios do ICLEI também continuarão apoiando a Coalizão Under2 para estados e regiões subnacionais.

 

O panorama global

 

Com mais governos locais e regionais reportando lado a lado, teremos uma imagem mais clara do escopo e do impacto da ação climática subnacional. Fundamentalmente, dados melhores apoiam os governos nacionais a ampliarem sua ambição e fortalecerem suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) até 2020.

 

A escala do desafio climático foi apresentada em detalhes no Relatório Especial do IPCC sobre 1,5°Ce no Resumo para os Formuladores de Políticas UrbanasPara ter alguma chance de ficar abaixo da meta de 1,5°C, devemos reduzir nossas emissões globais de CO2 a zero nas próximas duas décadas. Tanto o CDP quanto o ICLEI estão entre um grupo de organizações para assinar uma carta aberta pedindo aos líderes da cidade que tomem medidas para reduzir as emissões e construir resiliência climática.

 

A necessidade de ação climática rápida e eficaz representa nada menos do que uma transformação completa da tomada de decisão global e da economia mundial. Vai exigir uma ação cooperativa sem precedentes, com os governos locais e regionais desempenhando um papel crítico para gerenciar a transição. O ICLEI e o CDP estão entusiasmados por poder oferecer um sistema unificado de reporte para apoiar esta ação.

Notícia traduzida do site oficial do CDP e do site Talk of the Cities do ICLEI

Tags: