Recife assume a liderança da rede ICLEI na América do Sul

Prefeito do Recife Geraldo Júlio de Mello Filho participou do Congresso de Cidades Resilientes em Bonn

03 de jul de 2019

Reprodução

O prefeito de Recife, Geraldo Júlio, chamou a atenção internacional para as questões climáticas no Brasil, ao elevar o compromisso climático em uma das maiores cidades brasileiras. Com seu litoral altamente desenvolvido e uma indústria de turismo totalmente desenvolvida, Recife é também uma das cidades mais vulneráveis ​​à mudança do clima e alterações no nível do mar.

 

Agora, o prefeito Geraldo Júlio leva essa mensagem para um estágio ainda maior, com sua recente nomeação como presidente do Comitê Executivo Regional do ICLEI para a América do Sul.

 

“Estou muito feliz com esse novo papel, porque isso insere o Recife em um debate global com órgãos de alto nível, como a ONU, e o ICLEI é um dos principais parceiros para a agenda de mudança do clima em nível local”, disse o prefeito durante entrevista à Rede Globo no Brasil. “É muito importante que os impactos das mudanças do clima sejam enfrentados pelas cidades, seja por meio de políticas de saneamento, gestão de resíduos, mobilidade e transporte”, disse ele. “As emissões de GEE podem ser reduzidas de forma mais ambiciosa pelos municípios.”

 

Seu novo papel tem sido amplamente divulgado na mídia local e foi captado pelos principais veículos de notícias brasileiros, como a Folha PE, o G1, o Diário de Pernambuco e outros.

 

Em seu primeiro ato em sua nova função, o prefeito participou da reunião do Comitê Executivo Global (GexCom) do ICLEI durante o 10º Congresso Anual de Cidades Resilientes, que aconteceu nos dias 26 e 28 de junho, em Bonn, Alemanha.

 

“Contem comigo, como sou um participante ativo nesse processo, quero fazer minha parte para que possamos cumprir nosso papel na região sul-americana”, disse o prefeito Geraldo Júlio a uma delegação de prefeitos da região que se reuniram para o Congresso. Recife assume este papel depois que Quito concluiu um mandato de sucesso, com o prefeito Mauricio Rodas deixando o cargo em maio deste ano.

 

Durante o Congresso de Cidades Resilientes, o prefeito também compareceu ao evento UNFCCC “Mudança de Condução Juntos”, um evento especial conjunto sobre ação multinível com enfoque na e-mobilidade e adaptação, co-organizado pelo ICLEI e a Presidência da COP24. O prefeito debateu ao lado de outros líderes locais sobre o papel da cidade para a adaptação à mudança climática.

 

O prefeito de Recife também participou da Sessão de Alto Nível do Fórum de Finanças, apresentando projetos como o Parque Capibaribe, que foi desenvolvido levando em consideração estratégias de desenvolvimento de baixa emissão, integração da natureza e melhor mobilidade para a cidade. No Congresso, ele também se reuniu com o presidente do ICLEI, Ashok Sridharan, prefeito da cidade anfitriã de Bonn, onde discutiram a estratégia de governança da rede e a defesa das cidades.

 

Recife é a 9ª maior cidade do Brasil, localizada na região nordeste do país no litoral. As projeções do Painel Internacional sobre as Alterações Climáticas (IPCC) mostram que Recife está dentro do grupo de cidades mais vulneráveis ​​devido ao aumento do nível do mar e inundações devido a padrões de precipitação mais elevados e mais pesados.

 

 

Levando em conta essas previsões, Recife buscou implementar uma política global e programas locais para enfrentar os impactos das mudanças do clima e o desenvolvimento de baixo carbono. Desde 2012, a cidade participa do Urban-LEDS, um projeto conjunto do ICLEI e a ONU Habitat, e é membro da Rede desde 2015. O município tem implementado um plano de ação climática guiado pela metodologia GreenClimateCities e tem sido um cidade pioneira na implementação de legislação para o planejamento urbano sustentável e orientado para o clima.