SEEG 8.0
O Brasil é o 7º maior emissor mundial de Gases de Efeito Estufa (GEEs), segundo dados disponibilizados pelo Observatório do Clima (OC). Diante da crescente preocupação com as consequências que essas emissões podem trazer, torna-se cada vez mais necessário encontrar soluções para controlar e diminuir as emissões.
As Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa são geradas segundo as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), com base na metodologia dos Inventários Brasileiros de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases do Efeito Estufa, elaborados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e em dados obtidos junto a relatórios governamentais, institutos, centros de pesquisa, entidades setoriais e organizações não governamentais.
O Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), que reúne diversas organizações da sociedade civil, permite avaliar todos os setores que são fontes de emissões – Agropecuária, Energia, Mudanças de Uso da Terra, Processos Industriais e Resíduos -, servindo como ferramenta de auxílio para que governos encontrem soluções para mitigar as emissões de GEEs nos diferentes estados brasileiros.
GALERIA DE FOTOS E VÍDEOS
Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo De Oliveira Perpétuo, participa do 6º Seminário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa - 28 de Novembro de 2018.
Tasso Azevedo, Coordenador Técnico do SEEG apresentando o dados de emissões de Gases de Efeito Estufa do Brasil em 2017 - Novembro de 2018.
Iris Coluna, Assessora Técnica de Projetos do ICLEI América do Sul, apresentando os dados do crescimento das emissões de Gases de Efeito Estufa no Setor de Resíduos - Novembro de 2018.
Coletiva de imprensa sobre as análises do SEEG sobre as emissões brasileiras em 2014 - Setembro de 2016.
PARCEIROS
O projeto é uma parceria entre ICLEI, Observatório do Clima, Ipam, Instituto de Energia e Meio Ambiente, Imaflora e Imazon e é financiado pela OAK Foundation, Instituto Clima e Sociedade e Climate and Land Use Alliance.