Publicação “Unidades de conservação, áreas protegidas e conectividade”
Novo Acordo Pela Natureza e para as pessoas
O que é conviver com a natureza? Para responder a essa pergunta é preciso primeiro entender que seres humanos e natureza são parte de um mesmo ecossistema e que vivem – ou deveriam viver – de forma harmoniosa. Como parte integrante desse ecossistema, a biodiversidade sustenta esse funcionamento e fornece serviços essenciais à vida humana.
Globalmente, a biodiversidade tem visto suas taxas diminuírem em uma escala sem precedentes. Além do desmatamento, proveniente principalmente da agropecuária, o acelerado processo de urbanização também é um dos principais impulsionadores dessa redução.
No contexto nacional, o Brasil é considerado detentor da maior biodiversidade do planeta. Com sua dimensão continental e enorme variedade de habitat terrestres e aquáticos, possui o maior número de espécies de plantas, das quais mais da metade são endêmicas.
Diante de todos esses desafios – preservar a biodiversidade e fazer com que a humanidade viva em harmonia com os recursos naturais fornecidos pelo planeta -os anos de 2020 e 2021 são decisivos para a biodiversidade no Brasil e no mundo. O atual Plano Estratégico para Biodiversidade 2011-2020 e as respectivas Metas de Aichi concluíram seu ciclo, e um Novo Marco Global da Biodiversidade será adotado durante a realização da 15ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (COP15). Metas ambiciosas são necessárias no Novo Marco pós-2020 da biodiversidade, que pretende orientar a implementação da visão para 2050: “Vivendo em harmonia com a natureza”.
A campanha “Novo Acordo pela Natureza e para as Pessoas”, lançada pelo WWF, e a parceria com ICLEI América do Sul para o Brasil, tem como principal objetivo contribuir, ampliar e fortalecer o papel dos governos subnacionais brasileiros nessa caminhada de definição do novo marco, e posterior implementação das metas globais do Novo Marco pós-2020 da Biodiversidade.
Agosto 2021
Agosto 2021
Série de webinars “Soluções baseadas na Natureza, biodiversidade e cidades”
DOCUMENTOS
Fichas Técnicas