Cidades selecionadas Avellaneda, Rosário (Santa Fé) e La Plata (Buenos Aires)
100%RE
O uso de energias não renováveis tem contribuído para o aumento das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e para o aquecimento global em todo mundo. Diante desse quadro, governos nacionais, regionais e locais começaram a estabelecer metas de implementação e uso de fontes de energias renováveis, uma mudança essencial para a redução das emissões de GEE e da poluição do ar.
Em 2019 foi lançado o projeto 100% Renováveis (100% RE), iniciativa de apoio a cidades e regiões na implementação eficaz da ação climática local, a partir do desenvolvimento de um roteiro para atingir 100% de energia renovável no território.
Financiado pela International Climate Initiative (IKI), do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU), o projeto visa contribuir para o cumprimento dos objetivos nacionais de clima e energia por meio das Contribuições Nacionais Determinadas (NDC) e outras metas, como melhoria da segurança e eficiência energética e a criação de emprego, tendo em vista também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.
A iniciativa contribui também para o aumento da resiliência das comunidades por meio de novas formas de produção descentralizadas de energia, colaborando com a transição global para atingir 100% de energias renováveis.
Novembro 2019
Dezembro 2019
Prefeito de Avellaneda, Dionísio Scarpin participa da COP25 na Espanha
Processo de seleção para cidade modelo do projeto
Janeiro e Fevereiro 2020
Março 2020
Seleção de Avellaneda como cidade modelo do projeto
Processo de coleto de dados para desenvolvimento do diagnóstico de sistemas energéticos locais
Abril 2020
Maio 2020
Início do projeto com a cidade modelo de Avellaneda
Confirmação de grupos de trabalho e realização dos primeiros encontros em cada uma das cidades
Junho 2020
Agosto 2020
Finalização dos diagnósticos do estado inicial dos sistemas energéticos locais
PARCEIROS
O projeto é financiado pelo Ministério Federal de Meio Ambiente, Proteção a Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha.