Prefeitura Municipal de Vitória traz experiência em biodiversidade e proteção ambiental à Rede ICLEI

Na América do Sul, são mais de 60 governos municipais e regionais que pertencem a esse movimento global.

05 de abr de 2018

Vitória é a 16ª capital brasileira a anunciar sua adesão ao ICLEI

A Prefeitura de Vitória tornou-se o primeiro município do Espírito Santo e a 16ª capital brasileira a anunciar sua adesão ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, principal rede global de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável e o avanço coletivo na agenda de desenvolvimento urbano. Na América do Sul, são mais de 60 governos municipais e regionais que pertencem a esse movimento global.

 

Vitória, que está composta por um complexo de ilhas conectadas por pontes, possui 96 km2 de área, e 40% dela está coberta por áreas verdes. É uma cidade que convive com a biodiversidade dos biomas mata atlântica, mangue e zona costeira. Uma de suas principais atividades econômicas vem do Porto de Tubarão, instalado à beira do mar e que escoa a produção de mineradoras da região. Esta atividade gera um relevante impacto na qualidade do ar, devido à emissão de gases poluentes e de efeito estufa. Para lidar com esta problemática, a prefeitura vem trabalhando iniciativas e programas para formação de uma consciência ecológica que permita a preservação da biodiversidade e do meio ambiente dentro do município.

 

Com a adesão, Vitória se beneficia de uma série de oportunidades de treinamentos, execução de projetos, espaços de participação em fóruns nacionais e internacionais relacionados à sustentabilidade e conhecimentos especializados promovidos pela organização. Além disso, o trabalho em rede permite que as cidades se conectem e troquem experiências sobre políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e ampliem seu reconhecimento nessa agenda.

 

Para o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, pertencer ao ICLEI representa um grande passo para dar continuidade à discussão e implementação de políticas sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável no município. “Ao assinar a entrada ao ICLEI, a cidade de Vitória participa de uma rede que discute soluções para os desafios do meio ambiente e que promove o intercâmbio de experiências que tiveram sucesso nessas 1.500 cidades no mundo inteiro”, manifestou. A Gerente de Relações Institucionais do ICLEI Bruna Cerqueira destacou o trabalho realizado pela prefeitura nas questões de biodiversidade. “Vitória é uma cidade que tem uma pauta de biodiversidade extremamente interessante. O trabalho que vem sendo realizado, integrado ao desenvolvimento urbano, é essencial para conseguir um futuro com qualidade de vida para a população. A rede vem somar a isso”, apontou.

 

O anúncio da filiação de Vitória ocorreu durante o XIII Encontro do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27, sediado pela capital capixaba, do dia 25 ao 27 de março, e que debateu como tema principal “Mudança do Clima e Saúde nas Cidades”. Durante a abertura do encontro, o Prefeito assinou os decretos de criação de duas novas unidades de conservação: o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) na Mata Paludosa e a unidade de conservação marinha Parque Baía das Tartarugas.

 

“Temos criado duas unidades de conservação em Vitória, a Revis Mata Paludosa, que inclui o Parque da Fazendinha, uma emblemática área verde da região; e a primeira unidade de conservação marinha em Vitória, o Parque Baía das Tartarugas, que protege toda nossa costa, garante maior restrição à pesca predatória, e permite fazer a gestão da nossa fauna e flora. Esperamos trazer o mundo para conhecer Vitória”, resaltou o Secretário de Meio Ambiente de Vitória , Luiz Emanuel Zouain da Rocha.