Prefeito de Quito é re-eleito presidente do conselho regional do ICLEI na América do Sul; nova composição do RexCom é empossada durante COP23

Participaram do pleito para este mandato sete candidatos de governos da Rede na região.

23 de nov de 2017

Reprodução

As lideranças dos governos de Quito (Equador), Recife (Brasil) e Curitiba (Brasil) são os novos membros eleitos do Comitê Executivo Regional (RexCom) do ICLEI América Sul, órgão de representação regional na estrutura de governança da principal associação de governos locais pela sustentabilidade, anunciou nesta segunda-feira o Secretário-Executivo Rodrigo Perpétuo, em encontro da delegação sul-americana na COP23. A reunião contou com a presença de lideranças locais da Rede ICLEI e representação de 11 cidades.

 

Com participação ativa no ICLEI e presença destacada na COP23, o Prefeito de Quito, Maurício Rodas, foi re-eleito como presidente do RexCom, posição indicada para representar os governos locais da região no Comitê Executivo Global do ICLEI. Rodas também representa a região no Conselho do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, iniciativa mundial que reúne o compromisso voluntário de cidades para enfrentar a mudança do clima por meio de ações locais ambiciosas e transparentes.

 

 

Ocupando os outros dois assentos estão: Geraldo Júlio, Prefeito de Recife, e Rafael Greca, Prefeito de Curitiba, para o mandato que se inicia em 2018 e se estende até 2021. O governo regional de Valle de Aburrá (Colômbia) assumiu o assento de representação nacional, e as lideranças de Fortaleza, Porto Alegre e Salvador assumirão assentos consultivos.

 

 

Como uma associação democrática de governos locais e subnacionais, os órgãos diretivos do ICLEI recebem seu mandato de atuação dos membros da rede. A estrutura de governança da organização é baseada em uma divisão geográfica em regiões do mundo e mandatos de três anos para todos os representantes eleitos da organização. Neste ano, o ICLEI América do Sul realizou, pela primeira vez, a votação para o RexCom exclusivo da América do Sul, que antes compartilhava os assentos com América Central e Caribe.

 

 

Participaram do pleito para este mandato sete candidatos de governos da Rede na região.