Porto Alegre lança a segunda edição de Inventário de Gases de Efeito Estufa

Documento será utilizado como base para nortear a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) da capital gaúcha

13 de ago de 2021

Rodrigo Corradi ao lado de Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre, e Germano Bremm, mostram o documento recém-lançado. Crédito: Alex Rocha/PMPA

Com a intenção de se tornar uma referência para o desenvolvimento de políticas públicas de baixo carbono, a cidade de Porto Alegre lançou nesta quinta-feira, 12 de agosto, a segunda edição de seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

 

O documento elenca as principais fontes emissoras de gases poluentes da cidade e identifica o perfil de emissões de GEE da capital gaúcha entre os anos de 2016 e 2019. O Inventário será utilizado como base para nortear a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) do município. 

 

O Inventário foi lançado durante um evento realizado no Paço Municipal de Porto Alegre a e contou com a presença do prefeito da cidade, Sebastião Melo; do secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm; do secretário executivo adjunto do ICLEI América do Sul, Rodrigo Corradi, entre outros representantes da cidade e do ICLEI América do Sul e Brasil.

 

Resultados

 

O levantamento revela que, entre 2016 e 2019, as emissões de GEE de Porto Alegre sofreram uma variação de 2,5 para 2,3 milhões de tCO², apresentando  uma redução de 5,6%. . Neste período, as emissões se concentraram nos setores de Transportes (mais de 67%) e de Energia Estacionária (entre 22% e 23%), manifestando  menor relevância nos setores de Resíduos e Agricultura, Floresta e Usos do Solo (AFOLU).

 

Mais de 80% das emissões da cidade se concentram no consumo de gasolina e diesel para o transporte de passageiros e cargas, no consumo de eletricidade e no consumo de edifícios residenciais e comerciais. Tais fontes de emissões de GEE devem, portanto, serem os focos principais de políticas e ações de mitigação a serem elaboradas pelo poder público.

 

De forma inovadora no contexto nacional, o Inventário ainda quantifica as emissões indiretas da cidade associadas aos insumos do setor da construção civil, que emprega, segundo a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS-RS), mais de 51% dos trabalhadores do setor industrial de Porto Alegre.

 

Lançamento

 

Elaborado pela Prefeitura de Porto Alegre, com apoio do ICLEI América do Sul, da WayCarbon e da Ecofinance Negócios, a realização do Inventário é considerada uma etapa primordial para o planejamento climático municipal, pois fornece informações valiosas para a orientação e priorização das políticas públicas destinadas à redução dos riscos climáticos. A ferramenta também auxilia  na identificação de oportunidades de integração entre os setores público, privado e a academia.

 

Prefeito Sebastião Melo discursa durante evento que lançou o Inventário de Porto Alegre. Crédito: Alex Rocha/PMPA

 

Para o prefeito Sebastião Melo, a cidade que não oferecer qualidade de vida para os seus moradores vai perder habitantes no futuro. “O bom gestor é o que deixa um legado para o futuro da cidade e, atualmente, precisamos mudar o patamar da sustentabilidade urbana em Porto Alegre. A parceria com organizações como o ICLEI aponta importantes caminhos de sustentabilidade para nós.”

 

O compromisso da capital com a agenda do clima foi também reforçada pelo Secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm. Para ele, a realização  deste Inventário é o primeiro passo para a construção do Plano Local de Ação Climática de Porto Alegre. “Temos integrado as estruturas municipais de ambiente, urbanismo e licenciamento e, com isso, fortalecemos a capacidade de planejar as políticas de desenvolvimento urbano, integrando-a com a pauta da sustentabilidade.”

“A realização deste Inventário fortalece a conexão da sustentabilidade com o planejamento urbano da cidade, evidenciando que Porto Alegre possui ferramentas para aprimorar seus instrumentos urbanísticos”, ressaltou Rodrigo Corradi, secretário executivo adjunto do ICLEI América do Sul, exaltando a liderança nacional e internacional que a capital gaúcha vem exercendo nas temáticas ambientais e climáticas. 

 

O lançamento também proporcionou um momento de intercâmbio de experiências entre municípios da Rede ICLEI. O gerente de Planos Urbanísticos do ICPS/Recife, Ubirajara Paz, compartilhou as experiências da cidade e a relação entre o Inventário de GEE e o Plano Diretor, citando os caminhos percorridos e as ações práticas executadas por Recife após a atualização do documento. 

 

O Inventário é mais um passo dado por Porto Alegre dentre os compromissos firmados no Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, uma aliança global estabelecida por governos locais dedicados ao combate à mudança do clima e que reúne mais de 10 mil cidades em 135 países. 

 

Associada ao ICLEI desde 1997, Porto Alegre é uma das cidades mais antigas da América do Sul a se unir à nossa Rede de cidades. A Smamus também cumpre um papel ativo no Fórum CB27, entidade que reúne secretários e secretárias de meio ambiente das capitais brasileiras. Porto Alegre exerceu a Coordenação Nacional Adjunta do CB27 entre 2019 e 2020 e participa regularmente das trocas de experiências e aprendizados entre pares promovidas pelo Fórum.

 

Assista ao evento de lançamento na íntegra.

 

Confira a edição completa e o sumário executivo do Inventário de Emissões de GEE de Porto Alegre.