Jornadas em Montevideo: O papel dos governos locais em resposta às mudanças climáticas

A Intendência de Montevideo realizou, no mês de agosto, as jornadas 'O Papel dos Governos Locais em resposta às Mudanças Climáticas na região'.

25 de ago de 2014

Reprodução

A Intendência de Montevideo realizou, no mês de agosto, as jornadas ‘O Papel dos Governos Locais em resposta às Mudanças Climáticas na região’.

 

O evento contou a abertura da intendente, Ana Oliveira, que apresentou a publicação ‘Ações da Intendência de Montevideo em resposta às mudanças climáticas’ (2010-2014). A publicação é um compilado de iniciativas legislativas, desenvolvimentos institucionais, políticas de planejamento territorial e setorial, construção de infraestrutura, ações de educação e avanços em relação à participação dos cidadãos, que foram implementadas durante o atual governo.

 

Dentre as ações apresentadas, destacam-se as do setor de energia para mitigação e em lidar com enchentes, erosão costeira e agricultura para adaptação. Para os próximos passos, a Intendência ressaltou a importância e o desafio de integrar a visão do enfrentamento às mudanças climáticas a todas as políticas municipais e não apenas trabalhar com ações pontuais.

 

Também participaram das apresentações representantes das cidades argentinas, Rosário e Estaban Echeverría e Porto Alegre e Rio de Janeiro do Brasil, permitindo o intercambio de experiências relacionadas à implementação de políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas em governos locais.