Instituto Espinhaço e Marília Carvalho de Melo (MG) são vencedores do Prêmio Hugo Werneck de 2020

A premiação reconhece os melhores exemplos de gestão, revitalização e preservação ambiental

09 de fev de 2021

Crédito: Reprodução

O Instituto Espinhaço, por meio do projeto “Semeando Florestas, Colhendo Águas”, venceu o Prêmio Hugo Werneck de 2020,  considerado o Oscar da ecologia, na categoria Melhor Exemplo em Biodiversidade – Água. O resultado foi divulgado  durante a 11ª edição do prêmio, realizada no dia 28 de janeiro. O projeto é desenvolvido desde 2015 e já é a maior iniciativa de recomposição florestal em larga escala na revitalização das bacias hidrográficas em Minas Gerais, especificamente nos biomas Cerrado e Mata Atlântica. São mais de 2.300 hectares de solos devastados e em recuperação ao longo da Serra do Espinhaço. O resultado é o aumento da disponibilidade hídrica para beneficiários de 117 municípios.

 

Na mesma premiação, a atual secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, foi eleita a Personalidade do Ano, com o reconhecimento de seu trabalho na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável. Empossada em 2020, Marília foi a primeira mulher a comandar a pasta responsável por conduzir a gestão ambiental mineira e a liderar o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).  

 

Idealizado pela Revista Ecológico e o Sindiextra/Ibram, a premiação reconhece os melhores exemplos de gestão, revitalização e preservação ambiental, bem como indicações de pessoas e instituições dedicadas à causa da sustentabilidade em todo o país.

 

Parabéns aos vencedores e vencedoras!