ICLEI, RAPS e outras organizações desenvolvem guias temáticos para as eleições de 2020

Documentos ajudam candidatas e candidatos a incorporar princípios de inovação e sustentabilidade em suas propostas

04 de set de 2020

Crédito: Reprodução

Olhar a cidade sob a ótica da integração urbana, do desenvolvimento sustentável, da inovação e a favor das pessoas e do meio ambiente é imprescindível para torná-las mais resilientes e inclusivas.

 

Com o objetivo de ajudar candidatas e candidatos a incorporar esses princípios em suas propostas, a RAPS selecionou organizações para co-criação dos Guias Temáticos Prepara RAPS 2020. Ao todo, foram elaborados sete documentos em parceria com organizações e institutos brasileiros amplamente reconhecidos em suas áreas de atuação.

 

O ICLEI América do Sul foi responsável por elaborar o conteúdo do guia “Mudança climática e metas globais: a implementação da agenda de sustentabilidade”, que reúne os dez pontos que devem entrar nas prioridades das cidades para implementar a agenda de clima e biodiversidade em seus territórios.

 

“Critérios de sustentabilidade devem estar representados nos instrumentos de planejamento urbano para pautar o espaço urbano com a valorização de serviços ecossistemas. As cidades do futuro precisam ser construídas de maneira a viabilizar a harmonia entre cidade e natureza, respeitando os cursos de rios e as áreas verdes. O ICLEI tem muito orgulho em apoiar lideranças políticas, atuais e futuras, comprometidas com o desenvolvimento sustentável”, declara Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul. 

 

“O conteúdo dos guias ajuda a pensar como as cidades podem contribuir com a construção de um país mais justo, com mais oportunidades e respeito à sua diversidade e seus recursos naturais”, afirma Mônica Sodré, diretora-executiva da RAPS. 

 

O material tem grande relevância no debate sobre propostas e políticas públicas voltadas aos municípios brasileiros. Os sete guias reúnem conceitos, problemas, cases e soluções práticas em cada área, abordando o papel dos municípios no enfrentamento de desafios. 

 

Confira: