ICLEI levará poder transformador do mundo urbano à Assembleia Ambiental da ONU

Esta segunda sessão da Assembleia irá focar em como o mundo pode cumprir sob a dimensão ambient

20 de maio de 2016

Reprodução

De 23 a 27 de maio, Membros do ICLEI se reunirão em Nairóbi na Assembleia Ambiental das Nações Unidas (UNEA, em inglês) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O evento (UNEA-2) marca o primeiro diálogo na história entre líderes locais e delegações do mais alto nível do corpo de tomadores de decisão sobre meio ambiente.

 

 

Esta segunda sessão da Assembleia irá focar em como o mundo pode cumprir sob a dimensão ambiental a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030, com um foco específico em como criar um ambiente saudável e com pessoas saudáveis. O evento resultará em resoluções-chave e uma chamada global à ação para todos os atores abordarem desafios ambientais críticos.

 

 

A Assembleia Ambiental da ONU 2 chega em um momento importante, uma vez que segue a adoção da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 e o Acordo de Paris em 2015, ambos fazendo forte referência ao papel dos governos locais e subnacionais no avanço da agenda global de sustentabilidade. Os líderes locais, estaduais e municipais estão cada vez mais envolvidos em processos globais e seu engajamento na UNEA-2 irá fortalecer a implementação da Agenda 2030 e ajudar a moldar a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III) onde se definirá a Nova Agenda Urbana.

 

 

Em Nairóbi, a delegação completa do ICLEI envolvida com as delegações da UNEA irá incluir:

 

 

Cidade de Vancouver, Canadá

 

 

 

• Andrea Reimer, Conselheira, Presidente do Comitê de Prioridades Estratégicas e Política

Vancouver é uma liderança na Rede de Energias Renováveis do ICLEI e nas parcerias relacionadas à energia com o PNUMA, está em conformidade com o Compacto de Prefeitos, foi Campeã da Hora do Planeta Global de 2012 e é entidade relatora do Registro Climático carbonn.

 

 

Cidade de Tóquio, Japão

• Toshiyuki Yamazoe, Conselheiro Sênior de Relações de Negócios Internacionais
• Keiichi Kobayashi, Chefe no Escritório de Planejamento Estratégico e Resiliência
Toyoma é novo Membro do ICLEI e anfitrião orgulhoso dos eventos do G7.

 

 

Cidade de Quezon, Filipinas

• Marherson Tolentino, Especialista Ambiental Sênior, Cidade de Quezon, Filipinas
• Erwin Tena, Analista de Gestão e Auditoria, Cidade de Quezon, Filipinas
Quezon City está comprometida com o Compacto de Prefeitos e é pioneira em Compras Sustentáveis da Rede Global ICLEI.

Secretariado Mundial ICLEI

 

 

• Yunus Arikan, Chefe de Advocacy e Política Global, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade

 

 

A interação entre líderes locais e representantes do alto nível na UNEA-2 também segue o primeiro diálogo entre Prefeitos e Ministros do Meio Ambiente como parte da Reunião dos Ministros do Meio Ambiente do G7 no início deste mês em Toyama, Japão, onde os ministros reconheceram a importância crescente do papel das cidades na promoção da proteção ambiental e no combate às mudanças climáticas. A Cidade Membro do ICLEI Toyama no Japão irá trazer este resultado final da Reunião dos Ministros do Meio Ambiente do G7 às discussões da UNEA.

 

 

 

 

No dia 24 de maio, o ICLEI, o PNUMA e o ONU-Habitat também vão sediar um evento paralelo chamado “Mundo Urbano 2030” na Exposição de Inovação Sustentável da UNEA-2.

 

 

Histórico

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e o PNUMA têm realizado trabalhos colaborativos por mais de 25 anos. O PNUMA foi uma das instituições fundadoras do ICLEI em 1990, e desde então, o ICLEI tem participado ativamente das reuniões do Conselho de Administração do PNUMA. Mais recentemente, em 2015, o ICLEI se juntou ao PNUMA para uma Chamada à Ação Conjunta na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de 2015, e na COP21, ICLEI e PNUMA assinaram um novo Memorando de Entendimento que expande esta parceria até 2020.

 

 

 

Em 2012, no caminho para a histórica Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o ICLEI apoiou um papel mais forte do PNUMA que também permitiria o engajamento dos governos locais. Na ocasião, líderes mundiais também reforçaram o pedido sobre o PNUMA, resultando na UNEA como novo corpo de governo para dar proeminência ao meio ambiente global.

 

 

 

Em março de 2016, Park Won Soon, Prefeito de Seul e Presidente do ICLEI publicou um artigo no Nosso Planeta (Our Planet), uma publicação do PNUMA.

 

 

Mais informações sobre a relação de longa data entre ICLEI e PNUMA estão disponíveis aqui.

 

 

 

Informações sobre o Grupo Maior de Autoridades Locais do PNUMA aqui.