A capital do Rio Grande do Norte, Natal, foi escolhida como sede do 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste, que começa no próximo dia 12, e segue até o dia 15 de abril. O tema do evento, presencial e exclusivo para associados e convidados, é “Cidades, Clima e Natureza”.
O 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste dá prosseguimento ao objetivo de reunir governos locais associados à Rede global e seus parceiros, para potencializar ações locais e regionais com agenda voltada ao debate e criação de oportunidades de cooperação na região.
A 1ª edição do evento ocorreu em João Pessoa (PB), em junho do ano passado. Na oportunidade, foram mais de 250 participantes e mais de 30 palestrantes, em mais de 14 horas de discussões sobre diversas temáticas. Entre elas: Conformidade Climática, Crise Climática, Articulação Intergovernamental, Soluções Sustentáveis para o Nordeste, Eletromobilidade, Biodiversidade, Licenciamento Ambiental e Lixo no Mar.
Para Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste visa promover discussões de alto nível, que fomentem o compartilhamento de boas práticas, a apresentação de experiências bem-sucedidas e de lições aprendidas de projetos e outras ações implementadas para aprimoramento da agenda do clima e de biodiversidade no Nordeste do Brasil. “E assim, promover o intercâmbio entre órgãos e entidades da administração pública, sociedade civil, entidades não governamentais, empresas, universidades e grupos de representação como as juventudes. Com vistas ao fortalecimento das capacidades dos governos locais contra a crise climática e a perda da biodiversidade.”
Os Encontros do ICLEI são a demonstração do compromisso firmado pelos governos locais participantes, de seus patrocinadores e promotores, com o desenvolvimento urbano sustentável da região, agregando valor institucional aos atores envolvidos.
Aliança para Ação Climática
A adesão de Natal à “Aliança para Ação Climática Brasil (ACA Brasil)”, primeiro ato oficial do Encontro potiguar, na solenidade de abertura, dia 12 abril, é uma das atividades já confirmadas.
A assinatura marca o compromisso da cidade a fazer parte das coalizões nacionais dedicadas a empreender medidas sistematizadas, e aumentar o apoio público no enfrentamento à crise climática mundial, de modo a contribuir para que os países cumpram com os compromissos pactuados no Acordo de Paris (2015).
Em sua estratégia para 2023, a ACA Brasil trabalhará com o tema central de “Transparência”. Na coordenação, cinco instituições se uniram no âmbito subnacional para secretariar a implementação da Aliança: WWF Brasil; ICLEI América do Sul; Instituto Clima e Sociedade; CDP Latin America e Centro Brasil no Clima.
Abrindo a programação técnica, no dia 13 de abril, ocorre pela manhã uma mesa redonda sobre a temática principal do evento: “Cidades, Clima e Natureza”. Em seguida, mais uma mesa acontece sobre “Áreas Protegidas: para além da conservação da natureza”.
Já os painéis confirmados para a tarde são: “Soluções para Centros Urbanos: o papel dos bancos multilaterais de desenvolvimento”; “Mitigação e Adaptação nas Cidades Nordestinas”; e “Diálogos pela Resiliência e Gestão de Risco”.
A programação do 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste se integra também à I Conferência Potiguar do Clima (COP Clima), que reunirá no mesmo período na capital potiguar especialistas das quatro universidades públicas do Rio GRande do Norte, representantes dos 167 municípios do Estado, além de estudantes e ambientalistas para discutir os desafios e possibilidades de mitigação da degradação ambiental, especialmente, vivenciada no semiárido nordestino.
Durante a COP Clima, no início da noite, também no dia 13, ocorre a “Sessão Natal Mais Circular”, quando Natal vai firmar sua adesão à Declaração das Cidades Circulares da América Latina e Caribe, promovida com o apoio do ICLEI e que visa promover a aceleração da economia circular nos territórios.
Lançada em outubro de 2021 no âmbito da “X Conferência Itália-América Latina e Caribe”, a Declaração é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da República da Itália, com o apoio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), da Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA), da Enel e do ICLEI.
No último dia do Encontro potiguar, 15 de abril, encerrando a programação acontece uma visita técnica ao Rio Potengi.
Acesse a programação completa aqui.
Parcerias
O 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste é realizado pelo ICLEI América do Sul, Prefeitura de Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e correalizado pelo Fórum Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), Konrad Adenaur Stiftung e I COP Clima Potiguar.
A iniciativa também conta com a parceria da MRV, empresa parceira do ICLEI em 2023, do Sebrae-RN, Fecomércio-RN, Marina Badauê, Hotel Holiday Inn Natal, Recicla RN, Iate Clube do Natal, Novo Olhar Sustentabilidade e CREA-RN. São parceiros de mídia a TV Universitária (TVU) e a Universitária FM (FMU).
O apoio institucional é da União Européia por meio do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM Américas), da Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), Disclosure Insight Action (CDP) e Aliança para Ação Climática Brasil (ACA Brasil).