ICLEI América do Sul ganha reforço na área de Inovação pela Sustentabilidade

Com mais de 20 anos de experiência em Comércio Internacional e atuação como Representante para a América Latina da agência britânica de inovação Connected Places Catapult, Erika Azevedo está atuando como Senior Fellow e lidera a 2ª rodada do ICLEI Innovation de Porto Alegre.

03 de jul de 2023

Crédito: Gustavo Barboza

Em 2023, o ICLEI América do Sul agregou à equipe profissionais com experiência de mais de 10 anos no mercado para qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido junto aos governos locais associados. Entre eles, está Erika Azevedo, Senior Fellow de Inovação pela Sustentabilidade.

 

 

Apaixonada pelo ambiente de negócios e parcerias, Erika tem mais de 20 anos de experiência em comércio internacional, atuou como Country Manager na Coventry University e foi Representante para a América Latina da agência britânica de inovação Connected Places Catapult. Na oportunidade, liderou parcerias estratégicas entre a academia, os setores público e privado, startups e grandes empresas, com foco nas áreas de inovação urbana e mobilidade sustentável. Sobre sua vinda para o ICLEI, Erika acredita ser “uma oportunidade de trabalhar com propósito, usando a inovação para melhorar a qualidade de vida da população”.

 

 

Atualmente, Erika está liderando pelo ICLEI a segunda rodada do Programa de Aceleração ICLEI Innovation, que tem como tema “Inovação Sustentável para Fomento a Sistemas Alimentares Resilientes e Circulares em Porto Alegre e nas demais cidades da Foodtech Alliance RS”. Nesta rodada, estão sendo aceleradas as startups Bioplix PD&I – Soluções em transformação, Igapó, Olive+, Nutrindo Soluções LTDA e Fazendas Bioma. “A conexão estabelecida pelo ICLEI Innovation com governos locais, grandes empresas, universidades, agências de fomento à inovação e startups criam o ambiente ideal para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável.”

 

 

Para Erika, a “inovação pela sustentabilidade tem um papel essencial no momento atual, onde há a necessidade urgente de estabelecer um novo modelo de desenvolvimento alinhado à Agenda 2030”. Os desafios são enormes, avalia, mas “há grandes oportunidades quando inovação e sustentabilidade caminham juntas, pois as soluções inovadoras ampliam a competitividade e aperfeiçoam novos modelos de produção, gerando impacto positivo ao meio ambiente e à qualidade de vida da população”.

 

 

Confira abaixo à integra da entrevista com Erika Azevedo:

 

 

– Quem é Erika Azevedo?

 

Sou apaixonada pelo ambiente de negócios e parcerias, com mais de 20 anos de experiência em comércio internacional. Sou graduada em Letras e tenho MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Desempenhei grande parte da minha carreira no Consulado-Geral Britânico em São Paulo apoiando o comércio e investimento entre empresas brasileiras e britânicas. Durante este período, estabeleci uma sólida rede na comunidade empresarial e no setor público, identificando e promovendo a cooperação empresarial entre o Brasil e o Reino Unido. Atuei como Country Manager na Coventry University, desenvolvendo um estreito relacionamento entre o setor privado e a academia. Fui Representante para a América Latina da agência britânica de inovação Connected Places Catapult, onde liderei parcerias estratégicas entre a academia, os setores público e privado, startups e grandes empresas, com foco nas áreas de inovação urbana e mobilidade sustentável.

 

 

– Quais as principais experiências adquiridas ao longo da sua carreira que entende irão contribuir com seu trabalho junto ao ICLEI?

 

Durante a minha carreira, tive a oportunidade de apoiar o comércio e os investimentos entre empresas brasileiras e britânicas, identificando as oportunidades e fazendo a gestão estratégica de negócios em grandes empresas de atuação nacional e internacional. Outra área que acredito irá contribuir com meu trabalho junto ao ICLEI é a gestão de relacionamento com clientes e parceiros estratégicos. Ao longo dos anos pude construir relacionamentos e parcerias com agências de fomento à inovação, organizações do terceiro setor, universidades, bem como empresas privadas e governos locais no Brasil, Chile, México, Argentina e Reino Unido.

 

 

– Como conheceu o ICLEI e quais as expectativas com relação à parceria?

 

Conheci o ICLEI em 2021 quando trabalhamos juntos em projetos relacionados à inovação urbana e mobilidade sustentável. Foi uma sinergia imediata. Trabalhamos com diferentes mercados na América Latina (México, Argentina e Brasil), além do Reino Unido. A parceria foi um sucesso, e o convite para contribuir com a agenda de inovação do ICLEI foi uma grande alegria para mim. Estou muito animada com o grande potencial de transformação que juntos podemos gerar.

 

 

– Se pudesse resumir esta oportunidade em poucas palavras, o que diria?

 

Uma oportunidade de trabalhar com propósito, usando a inovação para melhorar a qualidade de vida da população.

 

 

– No contexto atual, em que infelizmente a previsão da ONU é de que o Planeta deve atingir a marca de aquecimento de 1,5ºC nos próximos 5 anos, com impactos severos para os territórios, como entende a importância da área de inovação com foco na sustentabilidade? Quais as oportunidades e desafios?

 

A inovação visa resolver problemas, facilitar e melhorar a vida das pessoas. A inovação pela sustentabilidade tem um papel essencial no momento atual, onde há a necessidade urgente de estabelecer um novo modelo de desenvolvimento alinhado à Agenda 2030. Os desafios são enormes, desde a mudança de mentalidade da população em relação a práticas sustentáveis até novos modelos de negócios baseados nos pilares ESG. Ao mesmo tempo, há grandes oportunidades quando inovação e sustentabilidade caminham juntas, pois as soluções inovadoras ampliam a competitividade e aperfeiçoam novos modelos de produção, gerando impacto positivo ao meio ambiente e à qualidade de vida da população. Um exemplo disso é a atual rodada do ICLEI Innovation, onde 5 soluções inovadoras para sistemas alimentares foram selecionadas para a jornada de aceleração: “Inovação Sustentável para Fomento a Sistemas Alimentares Resilientes e Circulares em Porto Alegre e nas demais cidades da Foodtech Alliance RS”. A conexão estabelecida pelo ICLEI Innovation com governos locais, grandes empresas, universidades, agências de fomento à inovação e startups cria o ambiente ideal para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável.

 

 

– Como entende o ambiente de inovação atual da América do Sul do ponto de vista da construção de soluções para problemas de sustentabilidade? Na sua opinião, há espaço para avançar? Como e quais áreas podem ser mais beneficiadas?

 

O ambiente de inovação na América do Sul está se fortalecendo rapidamente e uma grande fatia desse desenvolvimento se deve à internacionalização. E não no sentido de exportação de produtos e serviços. Eu me refiro a parcerias com instituições estrangeiras, que podem acontecer de várias formas como joint ventures, desenvolvimento tecnológico, benchmarking, etc. Esse movimento amplia as possibilidades de negócios para empresas inovadoras sul-americanas, ao mesmo tempo que incrementa o ambiente de inovação local.

 

 

– Uma realização.

 

Construir uma carreira profissional com propósito.

 

 

– Uma paixão.

 

Conectar pessoas.

 

 

– Um sonho.

 

Ver a implementação de soluções inovadoras e sustentáveis gerando impacto positivo na vida das pessoas.

 

 

– O ICLEI é…

 

O lugar de conexões estratégicas que proporciona mudanças concretas.

Tags:


Voltar
Compartilhe