ICLEI e Prefeitura de Porto Alegre anunciam startups selecionadas para o ICLEI Innovation

Bioplix, Igapó, Olive+, Nutrindo Soluções e Fazendas Bioma serão aceleradas nesta segunda rodado do programa, que tem como tema “Inovação Sustentável para Fomento a Sistemas Alimentares Resilientes e Circulares em Porto Alegre e nas demais cidades da Foodtech Alliance RS”

30 de mar de 2023

Em ato no espaço SebraeX, na South Summit de Porto Alegre, o ICLEI América do Sul e a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Gabinete da Inovação, revelaram nesta quinta-feira, 30, as cinco startups selecionadas para o Programa ICLEI Innovation. Bioplix PD&I – Soluções em transformação, Igapó, Olive+, Nutrindo Soluções LTDA e Fazendas Bioma passarão por aceleração virtual entre abril e julho.

 

O encerramento da rodada ocorrerá nos dias 3 e 4 de agosto com uma Demo Day durante o 2º Encontro Regional ICLEI Sul, que também ocorrerá em Porto Alegre. Ainda durante o evento, foi lançado o Edital de Patrocínio para o 2º Encontro Regional ICLEI Sul. Interessados têm até 30 de junho para se integrar à oportunidade.

 

A segunda rodada do Programa de Aceleração ICLEI Innovation, que tem como tema “Inovação Sustentável para Fomento a Sistemas Alimentares Resilientes e Circulares em Porto Alegre e nas demais cidades da Foodtech Alliance RS”, conta com o apoio da MRV, Foodtech Alliance RS, Pacto Alegre, Tecnopuc, Unisinos, Inovatec UFSM, Pulsar – Incubadora da UFSM, Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), FAO e Instituto Comida do Amanhã.

 

Participaram do anuncio o Secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, o Secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, o Secretário Executivo Adjunto do ICLEI América do Sul, Rodrigo Corradi, a Coordenadora do Escritório do ICLEI Brasil no Sul, Cibele Carneiro, Roger Klafke, Especialista do Sebrae na cadeia de alimentos, Artur Roberto de Oliveira Gibbon, Presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP) e outros representantes da Foodtech Alliance RS, Christian Lemos, presidente da EMATER.

 

 

 

 

Conheça as startups selecionadas:

 

  • Bioplix PD&I – Soluções em transformação: startup de base tecnológica, fundada em 2020, que desenvolve tecnologias baseadas em formulações com polímeros naturais, biodegradáveis e de fonte renovável. Tem como principal produto um revestimento biodegradável, biocompatível e atóxico, que protege alimentos em estágio pós-colheita contra fungos, bactérias, vírus e insetos, viabilizando o prolongamento do seu tempo de prateleira. Além disso, conta com portfólio tecnológico composto de novas formulações para tratamento de sementes, fertilizantes com liberação controlada de nutrientes, cosmética, biomateriais, soluções antivirais para tecidos e superfícies e tratamento de águas e efluentes. Conheça mais: Linkedin, Instagram e YouTube.

 

 

  • Igapó: oferece soluções tecnológicas inovadoras para a valorização de resíduos orgânicos, promovendo a recuperação de nutrientes e produção de bioinsumos de forma ágil e descentralizada, contribuindo para a economia circular e a segurança alimentar. A empresa oferece soluções para que empresas gerem impacto positivo por meio do tratamento de resíduos orgânicos. Conheça mais: Linkedin, Instagram e YouTube.

 

 

  • Olive+: startup AgFoodTech de Waste Management criada em 2021 que tem como objetivo realizar o reaproveitamento dos resíduos oriundos da olivicultura de forma sustentável, transformando-os em produtos alimentícios, cosméticos e farmacêuticos de forma sustentável, valorizando nutrientes e compostos bioativos. Conheça mais: Instagram.

 

 

  • Nutrindo Soluções LTDA: busca simplificar a regulamentação do produtor de alimentos por meio de um sistema de dados que compila os principais requisitos legais, identificando o status de conformidade do produtor, proporcionando um resultado ágil e assertivo das soluções que necessita. Conheça mais: Instagram.

 

 

  • Fazenda Bioma: rede de fazendas verticais conectadas na nuvem para produção de microverdes em qualquer local. Fazenda Bioma é uma startup de fazendas urbanas verticais inteligentes para a produção de hortaliças em ambiente controlado no ponto de venda. Conheça mais: Instagram.

 

 

 

Texto: Cibele Carneiro

Tags:


Voltar
Compartilhe