Grupos consultivos do Projeto Urban-LEDS II se reúnem pela primeira vez no Brasil e na Colômbia

A participação em grupos consultivos é uma das maneiras do ICLEI América do Sul contribuir para o fortalecimento dos governos locais

11 de out de 2019

Oficina Plano de Ação em Envigado, Colômbia

Com a realização das primeiras reuniões dos grupos consultivos do projeto Urban-LEDS II em cidades do Brasil e da Colômbia, o projeto deu uma passo importante em sua trajetória. A participação em grupos consultivos é uma das maneiras do ICLEI América do Sul contribuir para o fortalecimento dos governos locais em suas ações de sustentabilidade.

 

 

Implementado pelo ICLEI e ONU-Habitat, o Urban-LEDS II apoia as cidades a desenvolverem estratégias de baixa emissão de carbono (Low Emissions Development Strategies-LEDS) e facilitando uma transformação de como infraestruturas e serviços urbanos (transporte, energia, água, resíduos e espaço urbano) são planejados para serem mais resilientes de baixo carbono No Brasil, as cidades participantes são: Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Betim, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Sorocaba. Na Colômbia, participam: Cartago, Envigado, Ibague, Manizales, Santiago de Cali, Área Metropolitana do Vale do Aburrá, Tópaga e Valledupar.

 

 

No Brasil, a primeira reunião do grupo consultivo nacional do projeto Urban-LEDS II aconteceu durante a Semana do Clima da América Latina e Caribe (LACCW), em Salvador (BA), entre os dias 19 e 23 de agosto. O evento é anual e traz para o debate temas ligados à agenda de ações locais e regionais para o combate à crise climática. Durante a Semana do Clima também ocorreu o lançamento oficial do ICLEI LEDS Lab, que tem como objetivo aprimorar a capacidade das cidades na elaboração de projetos financiáveis e que considerem critérios climáticos.

 

 

Entre os dias 23 e 26 de setembro na Colômbia, ocorreram diversos eventos em torno do tema. Entre eles, a primeira Reunião do Grupo Consultivo Nacional do projeto Urban-LEDS II no país, que aconteceu no escritório da ONU-Habitat Colômbia em Bogotá no dia 23 de setembro e teve como intuito criar um espaço de consulta com atores nacionais estratégicos.

 

 

Participaram o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ministério de Transporte, União Europeia, Asocapitales, CDP e Findeter..

 

O Fórum Nacional Urbano – Encontro Nacional de Cidades Urban-LEDS II “Rumo a um desenvolvimento resiliente e sustentável nas cidades” também aconteceu durante a semana na Colômbia, no dia 24 de Setembro na cidade de Cartagena. Com o objetivo de promover e compartilhar reflexões para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o fórum proporcionou uma discussão sobre planejamento urbano de baixo carbono e resiliente, e o financiamento da ação climática.

 

Ainda em Cartagena, as cidades do Urban-LEDS II participaram do Diálogo Regional – Financiamento do Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ação Climática que proporcionou um compartilhamento de ideias e lições entre as cidades que participam do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) sobre como desenvolver os projetos financiáveis e garantir investimentos.

 

Por fim, foi realizado também nas cidades colombianas de Manizales e Envigado, um Workshop com atores locais para a Construção do Plano de Ação Climática dentro do projeto Urban-LEDS II, e para apresentar os resultados preliminares do inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE)