Estados brasileiros assinam compromisso pelo clima

A carta também pontua a necessidade da adoção de um modelo de desenvolvimento de baixo carbono

14 de nov de 2019

Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR

A Conferência Brasileira de Mudança do Clima, realizada em Recife (PE) entre os dias 06 e 08 de novembro, foi palco de grandes anúncios para os governos subnacionais. Os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal assinaram a “Carta dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente pelo Clima”, que traz 17 compromissos de políticas públicas pelo clima.

 

O documento apresentado pela Abema (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente) ratifica o impacto das mudanças do clima em escala regional e local e reconhece o papel estratégico dos estados na promoção da adaptação aos eventos climáticos.

 

“A mudança do clima traz impactos para toda a sociedade e enfrentar esse desafio é uma tarefa de todos os governos. Nós aliamos 48 órgãos estaduais, fundações e autarquias para assinar esse documento”, afirmou durante o evento Germano Vieira, presidente da Abema e secretário estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais.

 

A carta também pontua a necessidade da adoção de um modelo de desenvolvimento de baixo carbono, com a diminuição das emissões de gases de efeito estufa, associada à criação de empregos, conservação dos recursos naturais, redução das desigualdades e ampliação do progresso social.

 

José Bertotti, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, completou: “A mudança do clima não é só um problema que foi comprovado cientificamente. É uma realidade que afeta as pessoas. Esse encontro é uma oportunidade para debater o tema, encontrar caminhos para o desenvolvimento sustentável e ratificar o nosso compromisso com o meio ambiente e o futuro de todos”.