DIAGNÓSTICO DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DE CANOAS

2023

Acessar

DIAGNÓSTICO DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DE CANOAS

Buscando impulsionar o desenvolvimento sustentável baseado na natureza, Canoas, RS, desenvolveu entre julho de 2022 e março de 2023 seu Diagnóstico de Serviços Ecossistêmicos. Feito em parceria com o ICLEI, o Diagnóstico consiste em uma avaliação que fornece aos tomadores de decisão uma ferramenta clara e acessível para impulsionar a integração da natureza no planejamento urbano. A partir de uma metodologia participativa, com coleta de dados alinhada e validada pelo corpo técnico e gestores do município, os dados obtidos sobre a oferta de Serviços Ecossistêmicos, bem como ameaças presentes no município, são sintetizados no Mapa Ilustrado de Serviços Ecossistêmicos de Canoas.

 

A ilustração dos resultados é uma excelente ferramenta de comunicação e sensibilização sobre os benefícios da natureza. A compreensão sobre os Serviços Ecossistêmicos prestados no território pela população incentiva maior engajamento e apoio da comunidade local. A população consegue dar valor e visibilidade às ações realizadas em benefício e proteção da natureza nas cidades, como a conservação de praças, parques lineares e até mesmo a arborização urbana, bem como pressionar por sua execução ou ampliação. Assim, as ações da prefeitura podem ser potencializadas e ganhar escala no território.

 

O contexto atual de emergência climática e perda da biodiversidade gera desafios contínuos e cada vez maiores aos governos locais. No Rio Grande do Sul o panorama não é diferente: as consequências da mudança do clima e perda de biodiversidade já geram impactos significativos sobre sistemas naturais, agrícolas e urbanos. Inserido nesse contexto, o município de Canoas também está ameaçado pelos efeitos negativos dessas crises combinadas. Ao mesmo tempo, a área possui uma relevância ecológica significativa, com uma variedade de espaços naturais e ocorrência de fauna e flora típicas que, no entanto, geralmente se apresentam nos entornos do tecido urbano. Ainda assim, mesmo sob ameaça, essa riqueza e diversidade biológica proporcionam diversos benefícios para a cidade e a população.

 

O conceito de Serviços Ecossistêmicos (SE) se refere aos benefícios, na forma de bens e serviços, que as pessoas obtêm dos ecossistemas, ou seja, às diferentes maneiras pelas quais dependemos da natureza. As ações antrópicas impactam nas condições dos ecossistemas e, de tal forma, na oferta de serviços ecossistêmicos. Os governos locais são particularmente importantes para promover um desenvolvimento sustentável, equitativo e baseado na natureza.


Voltar
Compartilhe