Destaques da V Reunião do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima

Um resumo sobre o evento que reuniu o governador Paulo Câmara, Geraldo Julio, representantes da União Europeia entre outros convidados

19 de mar de 2021

Crédito: Cláudio Maranhão

Para marcar o Dia Nacional da Conscientização Sobre Mudança Climática (16.03) o governo de Pernambuco promoveu a V Reunião Extraordinária do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima.

 

Além de reunir convidados de peso para debater os resultados da pesquisa do IBGE “Mudanças climáticas na percepção dos brasileiros”, o encontro foi também o lançamento da cooperação União Europeia-Pernambuco para o desenvolvimento da estratégia de descarbonização do Estado.

 

Confira abaixo as falas dos especialistas e convidados da V Reunião Extraordinária do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima:

 

. “Pernambuco tem sua Política Estadual de Mudanças do Clima desde 2010. Desde então, vem desenvolvendo diversas ações buscando a mitigação da emissão de gases de efeito estufa e a adaptação aos efeitos da mudança do clima. É preciso construir um caminho com metas de redução de emissões, permitindo o monitoramento e a avaliação de sua implementação. Acredito que esse trabalho poderá orientar o desenvolvimento do Estado, promovendo atividades de ações que reduzam a emissão de gases, geração de empregos, renda e qualidade de vida”. Paulo Câmara, governador de Pernambuco

 

. “Fico feliz de ver o grande interesse de Pernambuco pela experiência da União Europeia em políticas para uma economia neutra em carbono. Espero que o Estado e o Brasil como um todo sigam esse caminho”. Ignácio Ibáñez, embaixador da União Europeia no Brasil.

 

. “Pernambuco é conhecido por seu compromisso no combate à mudança climática. Dada a liderança do governador Paulo Câmara e ativismo do secretário Bertocci é natural que escolhêssemos Pernambuco para aprofundar nesta cooperação com os estados brasileiros”. Ignacio Asenjo, adido de meio ambiente, mudanças climáticas e energias da União Europeia no Brasil.

 

. “A cooperação do governo do estado de Pernambuco com a União Europeia é resultado do esforço do governo em avançar na pauta climática. Estamos diante de uma grande oportunidade de caminhar a passos largos este ano rumo a uma economia carbono neutro”. José Bertotti, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.

 

. “Cada vez mais as pessoas vão tendo mais consciência da importância da sustentabilidade para a economia. A pesquisa (Mudanças climáticas na percepção dos brasileiros) mostrou isso. Não tem incoerência defender a sustentabilidade e ao mesmo tempo o crescimento econômico”. Geraldo Julio, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do ICLEI América do Sul.

 

. “A primeira coisa que podemos ressaltar com a pesquisa é que o brasileiro está preocupado com a mudança climática. Tão importante quanto é que 92% dos brasileiros consideram que ela está acontecendo”. Fabro Steibel, diretor executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

 

. “Existem impactos diversos da emergência climática globalmente, mas atinge em especial as populações mais pobres e vulneráveis. Combater a crise climática exige de nós medidas efetivas de combate às desigualdades”. Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

 

. “Acredito na construção de fóruns e instâncias onde participem poder público e sociedade civil. Esses espaços são como oásis em um deserto para construirmos melhores políticas públicas”. Cida Pedrosa, vereadora e ex-secretária de meio ambiente do Recife.

 

. “Como nas anteriores, é sempre um prazer participar das reuniões do Fórum. São sempre ricas em conteúdo e com a presença de pessoas-chave da política climática de Pernambuco.  Todos os convidados, especialmente o Governador Paulo Câmara e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, e o presidente do ICLEI, Geraldo Julio, deram ênfase na importância do desenvolvimento econômico sustentável, baseada numa economia verde, rumo à descarbonização do Estado”. Leta Vieira, coordenadora de baixo carbono do ICLEI Brasil. 

 

Tags: