CC35: Fórum discute acordo verde e fortalecimento da cooperação climática das Américas

Sediado pelo governo de Santiago, no Chile, o evento reuniu autoridades ambientais das capitais da região.

20 de ago de 2020

A cidade de Santiago, do Chile, foi anfitriã do 2º Fórum de Autoridades Locais de Meio Ambiente das Américas do CC35.

 

Realizado de forma virtual em virtude da crise sanitária do novo coronavírus, o fórum, apoiado pelo ICLEI, WWF, UCLA e IUCN, teve o intuito de fortalecer o papel das autoridades ambientais da região e debater “Um novo acordo verde nas capitais após o coronavírus”.

 

O prefeito de Santiago e vice-presidente para a América do Sul do CC35 – Coalizão de capitais das Américas contra as mudanças climáticas, Felipe Alessandri, reforçou o compromisso da cidade com a descarbonização até 2050 e enfatizou que: “Este fórum é uma prioridade diante da emergência climática que o planeta está enfrentando. Conseguir a integração climática na região por meio da diplomacia local exige um forte compromisso, trabalho conjunto e coordenação regional com o objetivo de garantir o cumprimento do Acordo de Paris”.

 

“O planeta está enfrentando uma emergência climática, portanto uma integração climática regional é muito importante”, declarou a diretora executiva do CC35, Veronica Arias.

 

Este evento também consolidou a rota Santiago-Glasgow criada pelos membros da plataforma global para governos locais (LGMA) para a COP26 da Convenção das Nações Unidas contra a Mudança Climática, a ser realizada em novembro de 2021, na Escócia, e que irá liderar o caminho para os demais governos subnacionais do mundo, com foco em seis eixos: aumentar a ambição, fortalecer o financiamento climático, vincular o clima à natureza e à economia circular, promover uma integração vertical das NDCs, alcançar uma abordagem equilibrada entre adaptação e mitigação e ampliar a ação global sobre o clima.

 

Na abertura do evento, o prefeito do Recife e presidente do Comitê Executivo Regional do ICLEI América do Sul, Geraldo Julio, convidou os 15 mil colegas prefeitos da América Latina para unidos firmarem o compromisso com as metas de carbono neutro na COP26. “Essa iniciativa da América Latina pode servir de exemplo para o mundo inteiro”, declarou.

 

“Agora, mais do que nunca, a ação multinível deve florescer na estrada para COP26 e além”, disse o coordenador de governos subnacionais da COP25, Jordan Harris.

 

O ICLEI, juntamente com o WWF, UCLA e IUCN foi responsável pela coordenação dos grupos de trabalho entre as cidades participantes e pelo apoio a co-organização da CEPAL e da coordenação subnacional da presidência da COP25 exercida pelo governo chileno.

 

Mais informações em: https://environmentalauthorities.cc35.city/index.html