Conferência Soluções de Baixo Carbono da COP22 reunirá cidades, governo e setor privado para avançar soluções climáticas

O Governo do Marrocos, a Rede Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável e o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade irão apresentar a Conferência durante a COP22 em novembro de 2016.

06 de maio de 2016

Reprodução

O Governo do Marrocos, a Rede Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade irão apresentar a Conferência durante a COP22 em novembro de 2016.

 

Seguindo o anúncio da realização desta Conferência pelas quatro organizações líderes para acelerar a implementação de soluções no âmbito do Acordo de Paris, cidades, setor privado e governo se juntarão para avançar ação climática na COP22.

 

O Governo do Marrocos sediará a Conferência em parceria com a Rede de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Conselho Empresarial Mundial para a Sustentabilidade e o ICLEI. As Partes formalizaram sua colaboração assinando um Memorando de Entendimento, ontem, durante a cúpula Ação Climática 2016 em Washington DC (Estados Unidos).

 

A Conferência Soluções de Baixo Carbono faz parte da agenda global para reunir os atores que podem projetar e implementar as Contribuições Nacionalmente Determinadas (INDCs, em inglês) e as Estratégias de Desenvolvimento de Baixo Carbono (LEDS) sob o Acordo de Paris.

 

A Conferência reunirá os agentes chaves para o desenvolvimento de soluções coordenadas para a redução de emissões – cidades, setor privado e governo – assim como todas as Partes também devem trabalhar juntas para ajudar a solucionar os desafios climáticos. Colaborações integradas ajudam a produzir soluções comerciais de negócio que superam barreiras políticas e podem ser ampliadas rapidamente para a implementação global, reforçando assim a capacidade dos governos de todo o mundo a tornarem seus objetivos de redução de emissões uma realidade.

 

A Conferência Soluções de Baixo Carbono focará na soluções de problemas, geração de ideias (brainstorming) e co-criação global, sem negociações intergovernamentais ou acordos. A conferência irá apoiar todos os signatários da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

 

O objetivo principal da Conferência será o intercâmbio de conhecimento e informações, a identificação de gargalos, discussão de boas práticas, e irá priorizar pesquisas futuras visando a ampliação de soluções climáticas. Os principais objetivos da Conferência são:

 

• Apoiar a operacionalização do Acordo de Paris;

 

• Reforçar as capacidades técnicas dos 196 governos signatários da UNFCCC e dos seus Atores Não-estatais para conceber e implementar estratégias a longo prazo de desenvolvimento de baixa emissão de gases do efeito estufa, como previsto no Acordo de Paris (INDCs e LEDS);

 

• Traçar caminhos de tecnologias chave para parcerias globais, público-privadas;

 

• Identificar e solucionar as barreiras à intensificação das soluções empresariais para a ação climática;

 

• Apoiar um diálogo intenso entre os decisores políticos e provedores e desenvolvedores de soluções, incluindo engenheiros e especialistas em tecnologia de sistemas de energia de baixa emissão de carbono; e

 

• Reforçar o intercâmbio global e parcerias para soluções tecnológicas entre todos os níveis de governos, empresas, universidades e organizações da sociedade civil.

 

Signatários do Memorando de Entendimento:

 

ELE. Hakima El Haïté, Ministro Responsável do Meio Ambiente – Reino de Marrocos
Dr. Jeffrey D. Sachs, Diretor da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU (UNSDSN)
Mr. Peter Bakker, Presidente e CEO do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD)
Ms. Maryke van Staden, em nome do Sr. Gino Van Begin, Secretário Geral do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI)

Tags: