Concurso GREAT para Cidades anuncia vencedoras

São Paulo e Vitória são as vencedoras do Concurso GREAT para Cidades

02 de set de 2014

Reprodução

São Paulo e Vitória são as vencedoras do Concurso GREAT para Cidades e terão a oportunidade de participar de visita técnica com cidades do Reino Unido. Com a iniciativa as cidades brasileiras poderão entender de forma concreta como as cidades britânicas estão enfrentando os desafios urbanos de maneira sustentável e inovadora. O Concurso GREAT foi lançado pelo ICLEI SAMS e pela Useful Simple Projects no dia 9 de junho no evento ‘Connected Cities Summit’, organizado pelo Governo Britânico na cidade de São Paulo.

 

Além das duas cidades comtempladas, outras sete (7) se inscreveram para o Concurso, sendo: Betim, Feira de Santana, Fortaleza, Jaboatão dos Guararapes, Juiz de Fora, Salvador e Sorocaba. Das nove inscritas, seis foram selecionadas como finalistas.

 

O Concurso GREAT para Cidades tem como objetivo ressaltar a importância de um futuro mais sustentável para enfrentar os desafios de áreas urbanas de maneira inovadora e propôs às Cidades a relatoria de suas ações e perspectivas nessa direção. Hoje, com 7 bilhões de pessoas no mundo, sendo metade vivendo em cidades, é evidente a urgente necessidade de uma infraestrutura urbana resiliente e inteligente baseada em iniciativas inovadoras, e que diminuam o uso dos recursos disponíveis. Dessa maneira, as cidades brasileiras terão a oportunidade de entender concretamente como as cidades do Reino Unido estão enfrentando os desafios socioeconômicos e ambientais através da inovação.

 

Os participantes foram avaliados por um júri multidisciplinar, que levou em consideração as cidades que apresentaram uma agenda ambiciosa, inspiradora e factível em direção a um desenvolvimento mais sustentável, baseada em processos de inovação. Foi exigida a indicação, feita pelo Prefeito, de um representante engajado e que, além de apresentar familiaridade com o tema proposto, tivesse habilidade de comunicação oral em inglês para que pudesse realizar o intercâmbio técnico com as organizações britânicas da melhor forma.

 

De acordo com a premiação, as visitas técnicas estão previstas para serem realizadas no mês de Novembro de 2014, entre os dias 17 e 22. A atividade será organizada pelo Useful Simple Projects, com o apoio da Embaixada Britânica.

 

O Concurso GREAT para Cidades é uma iniciativa da Useful Simple Projects e do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade | Secretariado para América do Sul, com o apoio da Campanha GREAT Britain, no âmbito do programa Diálogos de Inovação, que tem como objetivo estimular parcerias bilaterais entre Brasil e Reino Unido, visando acelerar a inovação para que as cidades possam se tornar mais sustentáveis.

 

Saiba mais.