Na Colômbia, as cidades de Tópaga e Envigado foram selecionadas como cidades piloto do LEDS Lab. O consórcio de consultorias contratado está em sua fase inicial, coletando informações de cada território para definir quais edifícios públicos terão o foco do LEDS Lab. O projeto também ajuda as cidades a formarem grupos de trabalho e iniciarem o processo de transformação local.
A iniciativa realizará ainda webinars para envolver as partes interessadas no processo do LEDS Lab (como bancos, instituições financeiras, concessionárias de energia, etc.).
Ainda no âmbito do projeto Urban-LEDS II na Colômbia, a cidade de Tópaga e Cartago foram destaque.
Em abril, o Ministério de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (MADS) publicou um guia com orientações para os novos prefeitos e governadores dos departamentos incorporarem a mudança do clima nos planos de desenvolvimento territorial, apresentando ferramentas estratégicas para a execução de políticas e ações de adaptação e mitigação baseada em seus ecossistemas e nas comunidades que os habitam.
Sob o título “Territórios empoderados para a ação climática”, o documento coloca o Plano Integral de Gestão de Mudança Climática Territorial de Tópaga como referência de sucesso, assim como o projeto de semáforos solares de Cartago, ratificando o êxito do programa Urban-LEDS II no território colombiano.