Cidades mineradoras e a agenda sustentável no Brasil

As cidades mineradoras podem ser importantes aliadas a uma visão de futuro que une a equidade e o meio ambiente

17 de set de 2021

Foto: Thais Pimentel

Nesta semana, o ICLEI Brasil, em parceria com o Consulado Britânico de Minas Gerais, apresentou para a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG) a campanha global Race to Zero. 

 

Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM, 2014), Minas Gerais é o maior estado produtor de minério do Brasil, com 47,01% da produção nacional. Além disso, a atividade corresponde a  7% do PIB da região e é uma das principais fontes de renda de pequenas cidades. 

 

Diante desse cenário, as cidades mineradoras podem ser importantes aliadas a uma visão de futuro que une a equidade e o meio ambiente. Ao entender as oportunidades da campanha Race to Zero, os municípios mineradores podem aliar desenvolvimento econômico local  e a conservação da natureza no território.

 

É o caso, por exemplo, de Conceição do Mato Dentro. Localizada no interior de Minas Gerais, a cidade aderiu à campanha em agosto deste ano e iniciou um novo capítulo em sua trajetória de sustentabilidade. Na ocasião, o prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira ressaltou que a cultura da vida pós-pandemia é pautada na recuperação econômica verde. “Nesse sentido, estamos construindo um futuro pautado na sustentabilidade. Os acordos globais assinados começam a desenhar essas ações hoje e colocam nosso município em evidência como cidade mineradora que se preocupa com a sustentabilidade.” 

 

A Race to Zero é uma  campanha global da ONU que visa reunir empresas, instituições de ensino, investidores e governos subnacionais em torno do compromisso de atingir a neutralidade de emissões de carbono até 2050. 

 

Como organização referência de sustentabilidade na América do Sul e principal articulador dessas agendas com os governos locais, o ICLEI América do Sul endossa e apoia que os governos locais participem dos grandes movimentos globais que orientam a atuação local em prol de um futuro mais resiliente.