Carlos Nobre é atração principal do I Encontro Regional ICLEI Amazônia

ICLEI, Prefeitura de Barcarena e Instituto humanize realizam encontro híbrido, de 1 a 3 de agosto, no município paraense. Transmissão ao vivo ocorrerá pelo Canal da Prefeitura de Barcarena no YouTube.

25 de jul de 2022

Crédito: Gustavo Barboza

O cientista climático, Carlos Nobre, é o principal destaque da programação do “I Encontro Regional ICLEI Amazônia: governos locais e desenvolvimento urbano sustentável”. O encontro híbrido, promovido pelo ICLEI América do Sul, Prefeitura de Barcarena e Instituto humanize, ocorre nos dias 1, 2 e 3 de agosto, no município paraense da Amazônia Legal brasileira, região de maior biodiversidade do planeta.

 

Carlos Nobre foi eleito, recentemente, o primeiro membro brasileiro da Royal Society, de Londres, desde que o imperador Dom Pedro II se juntou ao grupo, em 1871. Mundialmente, o climatologista, pesquisador e especialista em aquecimento global também é reconhecido por sua dedicação à Amazônia. Lançou há 30 anos a hipótese de “savanização” da floresta e vem estudando os riscos do desmatamento, das mudanças climáticas e do aumento dos incêndios para o bioma. Membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências, Nobre fará a palestra magna intitulada “A Amazônia próxima de um ponto de não-retorno: a urgente necessidade de soluções sustentáveis”. 

 

Todas as pessoas interessadas poderão acompanhar este e os demais debates pelo Canal da Prefeitura de Barcarena no Youtube, a partir das 11h30 do dia 1 de agosto. Clique aqui para acessar a programação.  

 

Além da palestra com Nobre, o público poderá acompanhar virtualmente debates como “Bioeconomia, Empreendedorismo e Inovação: caminhos para o desenvolvimento sustentável na Amazônia”, “Adaptação e Resiliência nas Cidades Amazônicas”, “Fórum de Cidades Pan-Amazônicas (FCPA) – Governos Locais do Brasil como Agentes de Mudança e Líderes na Ação Climática da Região Amazônica”, “Sistemas Alimentares Circulares, Sustentáveis e Saudáveis: desenvolvimento sem desmatamento”, o “Lançamento do Grupo de Apoio Técnico de Mentoria (GATM) do Projeto Amazônia pelo Clima (ApC)”, entre outros. 

 

A participação presencial é restrita a representantes de governos locais e subnacionais, além de parceiros e convidados. O uso de máscara e a apresentação de cartão de vacinação contra a Covid-19 são obrigatórios.

 

 

Parceiros 

O I Encontro Regional ICLEI Amazônia é uma realização do ICLEI América do Sul, da Prefeitura de Barcarena e do Instituto humanize. O evento conta com o patrocínio da MRV, empresa parceira do ICLEI em 2022, do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, da Coester Automação, da Aerom Sistemas de Transporte, do Grupo Reicon e do Recicle Soluções Ambientais. Além disso, a Rádio CBN Amazônia: Belém 102.3 FM é parceira de mídia e a Novo Olhar Sustentabilidade irá calcular as emissões de Gases de Efeito Estufa do encontro, apoiar na compensação por meio do plantio de mudas nativas da região e emitir Cerificação Evento CO2 Free.

 

A iniciativa também tem o apoio institucional da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), Race to Zero, Race to Resilience, e Disclosure Insight Action (CDP).

 

 

Texto: Cibele Carneiro


Voltar
Compartilhe