As cidades integrantes do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27 divulgaram hoje (22), no marco do Dia da Terra, a carta “Regeneração Verde: Capitais pela Defesa Dos Biomas”, que joga luz à relevância e protagonismo das capitais e do Distrito Federal em torno do compromisso com a sustentabilidade.
A pandemia da Covid-19 agravou ainda mais os desafios ambientais já existentes, aprofundando as injustiças socioambientais e a devastação do meio ambiente. O posicionamento reconhece que a preservação dos ecossistemas é “condição necessária para a preservação da rica biodiversidade nacional e fundamental para a mitigação dos efeitos das emergências climáticas”, e aponta o federalismo ambiental como um dos caminhos para reunir esforços nacionais e internacionais em defesa dos biomas.
A carta defende, ainda, o alinhamento da agenda ecológica com o impulsionamento da economia, destacando atividades como adaptação da infraestrutura urbana com soluções baseadas na natureza; arborização de vias; pagamento por serviços ambientais; valoração de resíduos; saneamento e águas limpas; energia solar; e agricultura urbana em equilíbrio com a natureza como possibilidades que conciliam economia de baixo carbono e a proteção do meio ambiente.
Subscrevem a carta “Regeneração Verde: Capitais pela Defesa Dos Biomas”:
- Alexandro Pincer, Porto Velho – Coordenador Regional do Norte
- Carlos Ribeiro, Recife – Coordenador Regional do Nordeste
- Edna França, Salvador – Coordenadora Geral de Mata Atlântica
- Eduardo Cavaliere, Rio de Janeiro – Coordenador Nacional
- Fábio Braga, Florianópolis – Coordenador Regional Sul
- Luan Alves, Goiânia – Coordenador Regional do Centro-Oeste
- Normando Salles, Rio Branco – Coordenador Nacional Adjunto
- Rodrigo Ravena, São Paulo – Coordenador Regional do Sudeste
- Sérgio Brazão e Silva, Belém – Coordenador Geral de Amazônia
Acesse a carta na íntegra aqui.
Também disponível em inglês e espanhol.
Sobre o CB27
O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27 reúne os dirigentes das pastas responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras das 26 capitais brasileiras e no governo do Distrito Federal para o fortalecimento e ação coordenada das secretarias de meio ambiente, intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais de vanguarda. Saiba mais.