Canoas avança no caminho do desenvolvimento sustentável e terá oficina aberta de serviços ecossistêmicos

Com cinco projetos em andamento com o ICLEI, cidade realiza, nesta semana, mapeamento colaborativo de seus potenciais naturais, principais ameaças e áreas prioritárias para conservação e restauração.

12 de fev de 2023

📸 Fotos: Alisson Moura | PMC

O ICLEI América do Sul realiza, nos dias 13 (das 13h30 às 17h) e 14 (das 8h30 às 12h) de fevereiro, Capacitação e Oficina de Mapeamento de Serviços Ecossistêmicos para Canoas. A iniciativa ocorre no Parque Fazenda Guajuviras, é aberta a todos os interessados e integra o projeto Diagnóstico de Serviços Ecossistêmicos. Por meio do projeto, iniciado em agosto de 2022, a cidade poderá conhecer mais a fundo os potenciais de seus recursos naturais e as oportunidades para a promoção do desenvolvimento urbano baseado na natureza. Além deste projeto, outras quatro iniciativas com o ICLEI estão em anadamento em Canoas: Análise de Risco e Vulnerabilidades Climáticas, Plano de Ação Climática, Programa de Embaixadores da Justiça Climática e Programa de Certificação de Escolas Sustentáveis.

 

 

 

Nesta semana, por meio de um processo colaborativo, o corpo técnico da Prefeitura e a população em geral irão contribuir com o mapeamento dos serviços ecossistêmicos do território. “Vamos coletar contribuições e informações qualitativas e principais ameaças aos recursos naturais locais, e identificar áreas prioritárias para conservação, restauração e outras ações, atividade complementar à etapa de levantamento de dados do projeto. De acordo com a nossa metodologia, ninguém melhor para fornecer os dados do que as pessoas que vivem a realidade do território”, destaca a Analista de Projetos de Biodiversidade do ICLEI, Marília Israel.

 

 

 

Marília lembra ainda que a relação entre qualidade de vida e ambiente construído é intrínseca, e a saúde pública depende diretamente da manutenção dos recursos naturais. “É essencial que os municípios conheçam os potenciais oferecidos pela natureza em seus territórios e, a partir dessa compreensão, possam traçar estratégias para enfrentar os desafios locais e promover o desenvolvimento baseado na natureza.” O projeto será consolidado, no final de março, com um mapa ilustrado, material visualmente didático e de fácil compreensão. Belo HorizonteRegião Metropolitana de Campinas e Região Metropolitana de Londrina já contam com seus mapas.

 

 

O protagonismo de Canoas

Comprometida com a campanha Race to Zero e com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, Canoas decidiu agir para acelerar sua ambição climática rumo às emissões neutras de carbono até 2050. Atualmente, a cidade protagoniza a execução de cinco projetos junto ao ICLEI, contrinuindo para a promoção de um visão sistêmica acerca do desenvolvimento urbano sustentável. Para o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Paulo Ritter, a parceria com o ICLEI “aprofunda a percepção para a consciência ambiental planetária, as relações interdependentes entre a vida humana e a integração com a natureza e, principalmente, nos educa a organizar os processos em uma visão integrada de gestão na Prefeitura de Canoas.”

 

 

 

Além do Diagnóstico de Serviços Ecossistêmicos, também estão em andamento a Análise de Risco e Vulnerabilidades Climáticas, que deve ser finalizada em maio, e o Plano de Ação Climática, que está sendo iniciado neste mês a partir da formação do Grupo de Trabalho. Além disso, por meio do Programa de Embaixadores da Justiça Climática, mais de 900 alunos de 8 escolas foram formados e mais de 300 árvores nativas plantadas. Por meio da iniciativa, implementada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e a Plant-fo-the-Planet, foram realizadas oficinas de educação ambiental para crianças e jovens, que discutiram assuntos como crise climática; crescimento das cidades; importância ambiental, econômica e social das árvores; e distribuição justa de recursos. Após passar pelas Academias, os alunos realizaram plantios de mudas de árvores nativas com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Canoas.

 

 

 

As oito escolas municipais de ensino fundamental (EMEF Arthur Pereira de Vargas, EMEF Dr. Nelson Paim Terra, EMEF Jacob Longoni, EMEF Paulo Freire, EMEF Prof. Thiago Wurth, EMEF Rio Grande do Sul, EMEF Santos Dumont e EMEF Sete de Setembro) também estão passando pelo Programa de Certificação de Escolas Sustentáveis do ICLEI. O objetivo é estimular a adoção de práticas e ações sustentáveis por meio de selos de reconhecimento de boas práticas e iniciativas inovadoras.
 

 

 

 

Tags:


Voltar
Compartilhe