Canoas amplia ambição climática e inicia 5 projetos com o ICLEI

Canoas age para acelerar sua ambição climática rumo às emissões neutras de carbono até 2050

11 de jul de 2022

📸 Fotos: Alisson Moura | PMC

Comprometido com a campanha Race to Zero e com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, o município gaúcho de Canoas age para acelerar sua ambição climática rumo às emissões neutras de carbono até 2050. Com a conclusão de seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, em 2020, a prefeitura iniciou as tratativas para avançar localmente na elaboração de diagnósticos de vulnerabilidades climáticas e serviços ecossistêmicos, plano de ação e de ir além: educar para a sustentabilidade. Nesta sexta-feira, 8 de julho, em ato com o Prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, Canoas deu início a cinco importantes projetos com o ICLEI América do Sul, que terão duração total de 18 meses e vão acelerar seu desenvolvimento de baixo carbono e resiliente à crise climática. São eles: Análise de Risco e Vulnerabilidades Climáticas, Plano de Ação Climática, Avaliação de Serviços Ecossistêmicos, Programa de Embaixadores da Justiça Climática e Programa de Certificação de Escolas Sustentáveis.

 

 

O Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, destacou o pioneirismo de Canoas que, em 18 meses, irá acelerar sua ambição climática por meio de projetos que se integram e complementam na área de baixo carbono, biodiversidade e educação. “Canoas é a primeira cidade associada ao ICLEI em todo o mundo a ter coragem de trilhar uma jornada integrada e integral rumo ao desenvolvimento urbano sustentável. Outras cidades caminham também com o mesmo olhar para a neutralidade de carbono até 2050, mas nenhuma está implementando tantas iniciativas complementares de uma só vez. É um orgulho para o ICLEI América do Sul fazer parte e acompanhar este processo necessário para as futuras gerações.”

 

 

O Prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, destacou a importância da ação e do envolvimento dos estudantes com a sustentabilidade em Canoas. “Todos os cidadãos canoenses estão convidados a iniciar esse trabalho conosco. Para tanto, é muito importante que a consciência ambiental e a participação sejam desenvolvidas também com as crianças, em uma visão de presente e de futuro. Além da parceria que já existe há alguns anos com o ICLEI, o Município está reativando o seu Núcleo de Políticas de Mudanças Climáticas (NPMC) e também ampliando a parceria para a realização da Jornada para uma Canoas Mais Verde, com o desenvolvimento de mais uma série de projetos geradores de consciência e respeito ao nosso planeta”, anunciou.

 

 

Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as equipes técnicas darão início à elaboração da Análise de Risco e Vulnerabilidades Climáticas, diagnóstico que será construído com o apoio da WayCarbon, por meio da plataforma Move. O estudo apontará os principais riscos e vulnerabilidades do município à crise climática, verificando dados atuais e realizando uma projeção futura sobre o território, considerando os potenciais impactos para a população. O diagnóstico será concluído em 8 meses e embasará a elaboração do Plano de Ação Climática de Canoas, um instrumento de planejamento da política climática de mitigação e adaptação. Seu objetivo é apoiar a cidade para atingir a neutralidade de carbono até 2050 e reduzir os impactos da crise climática no território, com um olhar focado na implementação de ações. 

 

 

Grupo técnico da Secretaria de Meio Ambiente e do ICLEI também darão início à elaboração da Avaliação de Serviços Ecossistêmicos. Por meio desta metodologia, Canoas poderá conhecer mais a fundo os potenciais de seus recursos naturais e as oportunidades para a promoção do desenvolvimento urbano baseado na natureza. Após 8 meses, o trabalho será consolidado em um mapa ilustrado, visualmente didático e de fácil compreensão. Belo Horizonte, Região Metropolitana de Campinas e Região Metropolitana de Londrina já contam com seus mapas. 

 

 

O Secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, disse que “não podemos perder mais tempo” e que os próximos 18 meses serão fundamentais e estratégicos para Canoas acelerar a ambição e ação climática local.

 

 

A prefeitura também está iniciando dois importantes projetos de educação para a sustentabilidade. Mais de 900 alunos de oito escolas municipais de ensino fundamental (EMEF Arthur Pereira de Vargas, EMEF Dr. Nelson Paim Terra, EMEF Jacob Longoni, EMEF Paulo Freire, EMEF Prof. Thiago Wurth, EMEF Rio Grande do Sul, EMEF Santos Dumont e EMEF Sete de Setembro) participarão do Programa de Embaixadores da Justiça Climática. Desenvolvido em parceria com a Plant-for-the-Planet, por meio de metodologia didática e lúdica são realizadas oficinas de educação ambiental para crianças e jovens entre 7 e 12 anos, que discutem assuntos como a crise climática, crescimento das cidades, a importância ambiental, econômica e social das árvores e distribuição justa de recursos. As Academias da Plant-for-the-Planet são oficialmente reconhecidas pelo Programa das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Como parte das atividades, que devem durar 5 meses, serão realizados plantios de mudas de árvores nativas da região com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente. 

 

 

Além disso, ao longo dos próximos 10 meses, essas oito escolas passarão pelo Programa de Certificação de Escolas Sustentáveis do ICLEI, cujo objetivo é estimular a adoção de práticas e ações sustentáveis por meio de selos de reconhecimento de boas práticas e iniciativas inovadoras. A Certificação é baseada no princípio da integração de todos os agentes da escola e de todas as áreas de atuação onde mudanças podem ser alcançadas com impacto positivo na comunidade local.

 

 

A Secretária da Educação, Lucia Elisabeth Silveira Colombo, destacou a responsabilidade que as oito escolas selecionadas e os alunos beneficiados terão. “Nossa meta é que as 84 escolas municipais de Canoas se tornem sustentáveis e que tenham acesso à educação climática. Assim caberá aos beneficiados com as iniciativas replicar este conhecimento para os demais.”

 

 

Também participaram do ato o Secretário Executivo Adjunto do ICLEI América do Sul, Rodrigo Corradi, a Coordenadora do Escritório do ICLEI Brasil no Sul, Cibele Carneiro, a Supervisora da EMEF Dr. Nelson Paim Terra, Sonsearay Pereira, o Presidente do Núcleo de Mudanças Climáticas, Vitor Zizemer, secretários, funcionários públicos e alunos de escolas municipais.

 

 

 

 

Texto: Cibele Carneiro

Tags:


Voltar
Compartilhe