UMA D√ČCADA DECISIVA PARA O PLANETA!

 

Os ecossistemas sustentam toda a vida na Terra. Quanto mais saudáveis eles forem, mais saudável será o planeta Рassim como nós, seus habitantes. Os próximos 10 anos serão cruciais para a restauração ambiental, medida que apoia o enfrentamento à mudança do clima e a salvação de um milhão de espécies da extinção.

 

Em 2021, a campanha global do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, marca o in√≠cio oficial da D√©cada das Na√ß√Ķes Unidas da Restaura√ß√£o dos Ecossistemas (2021-2030), que ter√° o objetivo de aumentar os esfor√ßos de restaura√ß√£o em ecossistemas degradados, incentivando a ado√ß√£o de medidas eficientes para combater a crise clim√°tica, alimentar, h√≠drica e da perda de biodiversidade.¬†

 

O ICLEI Am√©rica do Sul endossa a campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente, que neste ano √© organizada pelo governo do Paquist√£o. Nesta campanha, fortaleceremos o apelo pela prote√ß√£o e revitaliza√ß√£o dos ecossistemas em todo o mundo, destacando as pr√°ticas inspiradoras empreendidas pelos governos locais de nossa Rede, dando luz √†s nossas a√ß√Ķes realizadas nos territ√≥rios e √† atua√ß√£o das juventudes, disseminando conhecimento sobre o tema e refor√ßando nosso compromisso institucional com a prote√ß√£o do meio ambiente.

 

#GeraçãoRestauração

#DiaMundialDoMeioAmbiente

 

A D√©cada da ONU √© liderada pelo Programa das Na√ß√Ķes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas para Alimenta√ß√£o e Agricultura (FAO).

Pela Restauração dos Ecossistemas

Em benefício das pessoas e da natureza, em defesa de um futuro mais verde e sustentável, acompanhe nossos canais e envolva-se você também nesse movimento! 

DESTAQUES

Como restaurar os ecossistemas nas cidades?

As √°reas urbanas ocupam menos de 1% da superf√≠cie terrestre, mas abrigam mais da metade de sua popula√ß√£o. Apesar do a√ßo, do concreto, das multid√Ķes e do tr√Ęnsito, as zonas urbanas ainda possuem ecossistemas cujas condi√ß√Ķes marcam profundamente a qualidade de nossas vidas. Se saud√°veis e ativos, esses ambientes ajudam a limpar nosso ar e √°gua, a resfriar as ilhas de calor urbano e a sustentar nosso bem-estar, oferecendo prote√ß√£o aos impactos causados pela mudan√ßa do clima.

Como restaurar os rios e zonas √ļmidas?

Os ecossistemas de √°gua doce fornecem alimentos, √°gua e energia a bilh√Ķes de pessoas, nos protegem de secas e enchentes e fornecem um habitat √ļnico para muitas plantas e animais, incluindo um ter√ßo de todas as esp√©cies de vertebrados.

Como restaurar florestas?

A restaura√ß√£o de florestas envolve o retorno de √°rvores a antigas terras florestais e a melhoria das condi√ß√Ķes das florestas degradadas. Al√©m de plantar esp√©cies de √°rvores nativas, pode incluir a conserva√ß√£o de plantas e animais selvagens e a prote√ß√£o dos solos e fontes de √°gua que fazem parte do ecossistema florestal.

Restaurando nossos Oceanos

Restaurar oceanos e costas significa reduzir a pressão sobre esses ecossistemas, para que eles possam se recuperar, tanto naturalmente como por meio da ressemeadura ou transplante de espécies-chave. Também significa entender como tornar tanto os ecossistemas quanto as comunidades mais resilientes diante das mudanças globais.

Como cidades brasileiras est√£o implementando Solu√ß√Ķes baseadas na Natureza

Pensando nesse novo cen√°rio e aliados a um planejamento urbano mais sustent√°vel, as Regi√Ķes Metropolitanas de Belo Horizonte, Campinas e Londrina ir√£o realizar obras de infraestrutura para lidar com os desafios urbanos.

GALERIA DE FOTOS E V√ćDEOS