Bogotá estrutura governança para fortalecer sua internacionalização

ICLEI apoiará a cidade no processo de construção da nova gestão de suas relações internacionais

01 de abr de 2021

Crédito: Taty Caballero

É no nível local que muitas decisões internacionais convergirão para as políticas públicas. Em meio a crises como a emergência climática e a pandemia da Covid-19, o papel das autoridades locais é fundamental.

 

Hoje, cada vez mais cidades estão optando por fazer de suas relações internacionais um tema na agenda pública e Bogotá não é exceção. Nos últimos anos, a capital colombiana desenvolveu ações e planos estratégicos, envolvendo atores internacionais, para enfrentar a crise climática, promover a mobilidade sustentável e a inclusão social. Assim nasceu a aliança estratégica Bogotá-ICLEI.

 

“Bogotá ingressou no ICLEI em 2009 em busca da promoção do desenvolvimento urbano sustentável e, desde então, tem se destacado na agenda de clima e mobilidade. A cidade tem todas as características para uma boa diplomacia: representatividade, comunicação e negociação ”, afirma Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI South America.

 

A convite da Diretoria Distrital de Relações Internacionais (DDRI) da Cidade de Bogotá e da Câmara de Comércio de Bogotá, o ICLEI América do Sul participou no dia 25 de março de uma reunião para discutir as melhores formas de fortalecer a ação internacional de Bogotá com uma visão pública política.

 

“Este tipo de espaço colaborativo é muito importante para garantir o que sonhamos para Bogotá, que seja vista de forma destacada em nível internacional. Não poderíamos fazer isso sozinhos”, explicou Margarita Barraquer, secretária geral da cidade, na inauguração da reunião.

 

O workshop foi o primeiro passo de um esforço institucional para fortalecer as atividades externas de Bogotá, reunindo representantes de instituições públicas e privadas altamente envolvidas nas questões internacionais da cidade.

 

“Bogotá merece um lugar de destaque no contexto global. É um prazer partilhar a visão de internacionalização que estamos a desenvolver e que contamos com a ajuda de todos os aqui presentes ”, afirma Luz Amparo Medina, Diretora Distrital de Relações Internacionais.

 

Para María Mónica Conde, Vice-Presidente de Relações Internacionais da Câmara de Comércio de Bogotá, a internacionalização de Bogotá é um tema importante para a região como um todo. Ele também destacou a relevância do trabalho em rede: “Vemos que não fazemos nada sem ação articulada e que a aliança entre os setores público e privado permite uma governança contínua”, afirma.

 

Compartilhar informações e boas práticas é essencial para que as cidades se desenvolvam de forma sustentável. Parte fundamental da estratégia de internacionalização da cidade é a governança colaborativa entre os setores público e privado, conseguindo uma melhor coordenação e um maior impacto na melhoria das condições de vida da população.

 

“Estamos muito orgulhosos de ter a cidade de Bogotá em nossa rede e de estar aqui hoje ajudando a fortalecer a perspectiva de governança e sustentabilidade no processo de internacionalização da cidade”, disse Perpétuo durante o encontro. “O ICLEI tem ampla experiência em proporcionar a troca de conhecimentos, experiências, oportunidades, ferramentas, diretrizes compartilhadas e estratégias comuns”, acrescenta.

 

“Há muito trabalho a ser feito para que os prefeitos(as) tenham voz no cenário internacional”, diz Eugene Zapata Garesché, diretor global de alianças estratégicas do Resilient Cities Network. “Pouco a pouco vemos estudos e análises que reconhecem o direito a ações externas de prefeitos(as)” complementa.

Tags: