Bogotá e Santiago firmam compromisso global pela adaptação e resiliência

A Carta de Adaptação de Durban é um pacto global de Prefeitos para enfrentar os riscos das mudanças climáticas

18 de jun de 2014

Reprodução

O Congresso Cidades Resilientes 2014, ocorrido no final do mês de maio, marcou a adesão de quatro novas cidades à Carta de Adaptação de Durban, entre elas Bogotá, Colômbia e Santigo, Chile. A assinatura ocorreu no âmbito do Fórum de Prefeitos sobre Adaptação, realizado em paralelo ao Congresso.

 

A Carta de Adaptação de Durban é um pacto global de Prefeitos para enfrentar os riscos das mudanças climáticas, reduzindo a vulnerabilidade de suas cidades. O compromisso foi lançado durante a COP 17 realizada na Cidade de Durban, África do Sul, em 2011, e considera que enquanto os governos locais sofrerão fortes impactos das mudanças climáticas, também são os mais preparados para agir com rapidez agora e se preparar e adaptar aos seus impactos.

 

O vice-presidente do ICLEI e Prefeito de eThekwini (Durban), James Nxumalo, declarou durante o evento, “Precisamos garantir que as necessidades de adaptação das cidades estejam incluídas em todos os acordos globais e nós apoiamos o pleito por um Objetivo do Desenvolvimento Sustentável urbano autônomo… O desenvolvimento deve trazer oportunidades econômicas e ao mesmo tempo reduzir os riscos das mudanças climáticas enfrentados pelos cidadãos das cidades”.

 

Durante a Plenária de encerramento do Congresso, o Prefeito Nxumalo anunciou ainda a abertura de diálogos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Cidade de Bogotá para gerar um Hub regional para América Latina da Carta de Adaptação de Durban, e promover suas recomendações em nossa região.

 

Dentre os 10 compromissos definidos na Carta, estão: considerar as necessidades de adaptação como fator chave no planejamento de desenvolvimento de todos os governos locais; preparar e implementar estratégias integradas, inclusivas e de longo prazo de adaptação local, visando a redução de vulnerabilidade; assegurar que estratégias de adaptação estejam alinhadas com as estratégias de mitigação; priorizar o papel dos ecossistemas como base central da infraestrutura verde das cidades; promover parcerias entre todos os níveis de governos e cooperação e intercâmbio entre as cidades.

Conheça e assine a Carta de Adaptação de Durban aqui.