Misiones

Argentina

ASSOCIADO DESDE 2021

 

A Província de Misiones se destaca por sua longa trajetória de liderança em questões ambientais. Prova disso é a guarda do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica, uma das áreas naturais mais ricas do planeta e um dos mais urgentes hotspots de biodiversidade a serem restaurados. Por duas décadas, conseguiu conter completamente o desmatamento. Misiones conserva 52% da biodiversidade de toda a República Argentina.

 

Há trinta anos tem um Ministério da Ecologia – o primeiro da América Latina na época – e há cinco anos com outro da Agricultura Familiar, voltado para a rotação de culturas, cuidados com o solo e uso de agroquímicos.

 

Em 2018 criou o Instituto Missionário da Biodiversidade (IMiBio) com o objetivo de constituir um núcleo estratégico, científico e tecnológico integrado ao campo educacional, social, cultural e econômico para o uso sustentável do patrimônio natural da Província de Misiones.

 

A criação em 2020 do Ministério das Mudanças Climáticas – um dos primeiros da América Latina – torna Misiones uma província estratégica para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado Nacional no momento da ratificação do Acordo de Paris. Este Ministério desenvolve e implementa planos de redução e emissão de gases de efeito estufa e de mitigação, adaptação e resiliência às mudanças climáticas. Também é responsável por articular políticas sobre mudanças climáticas e conscientizar a sociedade sobre sua relevância.

 

O Gabinete Provincial para as Alterações Climáticas é uma ferramenta que surge em 2021 para trabalhar na integração e coordenação das diferentes áreas de governo com o objetivo de enfrentar este complexo fenómeno e responder aos desafios da mitigação e adaptação no quadro do desenvolvimento sustentável.

 

Em 2021, em conjunto com a UCA, organizou o Congresso Internacional sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade, onde buscou colocar o olhar da América Latina na agenda global e apresentar propostas viáveis ​​a serem implementadas para solucionar a crise social, ambiental e econômica que se vive neste tempo.

 

Com essas ações, a província demonstra seu compromisso com o Acordo de Paris e seu amplo apoio aos PADs da Argentina.