Action Fund Brasil: Curitiba realiza debate sobre indicadores relacionados à crise climática

Encontro com especialistas definiu eixos temáticos do monitoramento das ações do município

18 de mar de 2021

Crédito: Roberto Borella

Curitiba foi uma das cidades escolhidas pelo ICLEI para participar do Action Fund Brazil para aplicar projetos climáticos que utilizem dados públicos disponibilizados na plataforma Environmental Insights Explorer (EIE), do Google, de forma a contribuir com a ação climática local. A  cidade selecionou o SENAI-PR para desenvolver um painel de acesso público que permita o acompanhamento de indicadores relacionados à crise climática, bem como análises mais profundas sobre o fenômeno no município. 

 

A capital paranaense escolheu o Dia Mundial da Conscientização sobre a Mudança Climática, celebrado em 16 de março, para realizar a primeira fase de debates virtuais  envolvendo os parceiros do projeto e especialistas na pauta climática, convidados para auxiliar na definição dos eixos temáticos do painel. A ideia é que esta construção seja coletiva, envolvendo representantes da sociedade, do poder público municipal e estadual, de institutos de pesquisa, universidades, empresas e representantes do terceiro setor.

 

“Uma das exigências para a seleção dos projetos era o envolvimento de diferentes públicos. Para isso, propusemos uma metodologia marcada por processos de inteligência coletiva no decorrer do desenvolvimento. Outro diferencial do painel é que ficará aberto para uso por toda a sociedade”, afirmou a gerente executiva do Observatório Sistema Fiep, Marília de Souza. O Observatório Sistema Fiep é uma linha de ação do Senai no Paraná dedicada à prestação de serviços de pesquisa, prospecção, planejamento e articulação com vistas ao desenvolvimento da indústria e melhoria de sua competitividade.

 

Outras etapas do projeto preveem a participação de estudantes universitários e da rede municipal de ensino. “O primeiro público será contemplado em concurso com foco científico, que premiará os três melhores artigos dentro da temática mudança climática, escritos com base em informações e dados da plataforma. Já para os alunos do fundamental, a intenção é valorizar as três melhores propostas que disseminem conceitos sobre mudança climática implementadas nas próprias escolas. Dessa forma envolveremos diversos públicos no processo de conscientização sobre o tema”, explicou o coordenador de Inteligência e PDI do Observatório, Sidarta Ruthes de Lima.

 

No debate, 31 painelistas refletiram sobre os eixos temáticos que devem estruturar o painel de dados sobre mudança do clima de Curitiba. A partir das contribuições colhidas no encontro, será formatada uma proposta para a composição do painel.

 

Outros encontros de trabalho ocorrerão ao longo dos próximos meses para abordar os seguintes temas: indicadores para monitoramento, prospecção de bases de dados, desenvolvimento de modelos de análise, criação da plataforma e desenvolvimento da governança e gestão do projeto.

 

A previsão é que o Painel de Indicadores de Mudança do Clima de Curitiba esteja disponível para consultas no primeiro semestre de 2022.

 

Tags: