3º Encontro Regional do ICLEI na Amazônia – “Educação pela Sustentabilidade na Amazônia”

19 a 21 de março, Boa Vista, Roraima

20 de mar de 2024

Crédito: Giovani Oliveira

Boa Vista, capital de Roraima, reúne uma série de conquistas relacionadas à questão ambiental como, por exemplo, o plano de gestão de resíduos sólidos, projetos de iluminação pública e irrigação que utilizam fontes de energia limpa, além de ser a primeira capital da região Norte a já ter um Plano de Ação Climática em fase de implementação, atuando frente à Emergência Climática. Além disso, a cidade ostenta o título de “capital da primeira infância” com diversos programas bem sucedidos voltados à educação para todas as idades.

 

Com cerca de 420 mil habitantes, a capital que mais cresce no Brasil, segundo o último censo do IBGE, recebe nesta semana representantes dos governos municipais de quase todas as capitais da região Norte e convidados de todo o Brasil, sendo gestores públicos municipais, professores, empresários e cidadãos para debater uma série de temas imprescindíveis ligados à sustentabilidade e, especialmente, para debater políticas públicas para o enfrentamento da emergência climática e como a educação pela sustentabilidade pode ser uma importante ferramenta para a conquista de resultados mais consistentes e duradouros.

 

Na noite da última terça (19), o auditório do Teatro Escola recebeu a solenidade que abriu oficialmente os trabalhos do 3º. Encontro do ICLEI na Amazônia. Durante três dias, de 19 a 21 de março, o tema “Educação pela Sustentabilidade” será tratado amplamente pela primeira vez num encontro do ICLEI trazendo o compartilhamento de boas práticas de municípios como Palmas (TO) e Barcarena (PA), projetos implementados pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em território amazônico; experiência da Academia que podem trazer novos conhecimentos aos presentes e proporcionando oportunidade para trocas produtivas entre palestrantes, gestores municipais e demais participantes do evento.

 

Alexandre dos Santos, Secretário de Meio Ambiente de Boa Vista/RR, convidou a todos os presentes ao evento e à população do município a se engajarem nas atividades do 3º. Encontro ICLEI da Amazônia.  Destacou a efetividade de programas já em andamento em Boa Vista e a importância da transversalidade de pastas como Meio Ambiente, Desenvolvimento Social no alcance de resultados mais consistentes.

 

Welison Silveira, Secretário de Meio Ambiente de João Pessoa e Coordenador Nacional do Fórum CB27, destaca a importância do protagonismo dos governos locais com relação à conformidade climática e a necessidade de uma ampla participação de todos os setores da sociedade: terceiro setor, iniciativa privada e todas as esferas da gestão pública para transformação do atual cenário: “A política ambiental é urgente e emergente”, afirmou.

 

Maximillian Hedrich, diretor da Fundação KAS Brasil, explanou sobre atuação global da entidade que já desenvolve projetos no Brasil a mais de 50 anos, em áreas como educação política, sustentabilidade e meio ambiente, entre outras, e a longa parceira da entidade com o ICLEI proporcionando a atuação estratégica da KAS em várias localidades brasileiras.

 

Christiane Ferreira, Secretária de Meio Ambiente de Belém (PA), ressaltou que participar dos Encontros do ICLEI e outras atividades coordenadas pela entidade, permite conhecer as boas práticas de outros municípios no enfrentamento da emergência climática, além de possibilitar o acesso a recursos técnicos e financiamentos que possibilitem a execução de tantos projetos importantes. “Somos todos agentes necessários à construção desta nova realidade tão urgente, precisamos todos nos engajar e  cobrar políticas públicas que permitam entregas robustas que melhorem a qualidade de vida para a população”, convoca a secretária.

 

A solenidade teve lugar no Teatro Municipal de Boa Vista, que também receberá as sessões técnicas e plenárias nos próximos dias do 3º Encontro Regional do ICLEI na Amazônia.

 

Acompanhe a cobertura do evento em nossas redes sociais e através do canal no Youtube da Prefeitura de Boa Vista, que fará a transmissão simultânea na página https://www.youtube.com/@PrefeituradeBoaVista

 

O 3º Encontro Regional do ICLEI na Amazônia é um esforço conjunto do ICLEI América do Sul, em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, e com a correalização do Fórum CB27 e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONSEMMA). Este evento é apoiado localmente pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (FETEC) e pelo Teatro Municipal de Boa Vista, que gentilmente nos cedeu o espaço. Além disso, contamos com o apoio da Fundação Konrad Adenauer, do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia financiado pela União Europeia, e do Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), juntamente com o patrocínio local do Grupo Perin, Análises Laboratório Ambiental e ID4 Meio Ambiente. Agradecemos também à Rede Amazônica pelo apoio de mídia e à parceria contínua com a MRV & CO.

Tags:


Voltar
Compartilhe