3º Encontro Amazônico do ICLEI Brasil aborda “Educação pela Sustentabilidade” em Boa Vista, Roraima

Evento destaca a importância da educação ambiental para enfrentar as mudanças climáticas na região amazônica e promover práticas sustentáveis entre os municípios associados do ICLEI.

28 de fev de 2024

📸 Fotos: Richard Messias | PMBV/SEMUC
  • Quando: 19 a 21 de março
  • Local: Teatro Municipal de Boa Vista, Av. Presidente Castelo Branco – São Vicente, Boa Vista, Roraima (entrada pela lateral do Teatro – 2º andar).
  • As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
  • Seja um patrocinador clicando aqui.

 

O primeiro Encontro ICLEI de 2024 acontece na capital do Estado de Roraima, Boa Vista, associada desde 2022. A proposta para os três dias do 3o. Encontro Amazônico é discutir a importância da educação ambiental para o enfrentamento às mudanças climáticas. Conhecer boas práticas realizadas em território amazônico e brasileiro, e incentivar os municípios associados do ICLEI a implementar iniciativas transformadoras – e duradoras – através da educação estão entre os objetivos.

 

No cenário das cidades situadas na floresta amazônica, a educação ambiental é ao mesmo tempo crítica e promissora. Tais cidades, inseridas em uma das regiões mais extensas e biodiversas do planeta, enfrentam desafios e oportunidades únicas na promoção de práticas sustentáveis e no fomento à conscientização ambiental entre seus habitantes. 

 

Considerar o conhecimento local e as práticas ecológicas já em uso são aspectos-chave para as cidades amazônicas. Comunidades tradicionais, como indígenas, ribeirinhos e seringueiros, dentre outros, há muito tempo habitam e coexistem com a floresta, possuindo saberes inestimáveis sobre manejo sustentável da terra, plantas medicinais e preservação da biodiversidade. Promover uma compreensão holística das questões ambientais e aplicar medidas de enfrentamento à emergência climática, que integrem o conhecimento local e educação formal, são essenciais para promoção da sustentabilidade e conservação. 

 

“Este terceiro Encontro do ICLEI na Amazônia traz um tema muito importante para as questões climáticas e de biodiversidade: a educação pela sustentabilidade. Não conseguiremos vencer os desafios de tornar nossas cidades mais sustentáveis se não existir uma cultura de conservação da natureza, uma cultura de convivência harmônica com o meio ambiente”, sentencia o Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul, ao falar da relevância da temática para o futuro das cidades. 

 

 

A educação nas Cidades Amazônicas – práticas e desafios

 

Plantio de árvores, campanhas de limpeza de rios, excursões aos biomas, convivência próxima à fauna e flora local, fazem parte da vivência de estudantes em cidades amazônicas. Essas atividades não apenas transmitem habilidades práticas, mas também fomentam um senso de conexão com o mundo natural e instigam um compromisso que transcende o ambiente escolar, promovendo maior alcance de tais conhecimentos. 

 

Ao aproveitar o conhecimento de povos tradicionais, promover experiências práticas de aprendizagem e fomentar a colaboração entre diferentes níveis de atuação, desde o local ao internacional, essas cidades podem capacitar seus habitantes a se tornarem agentes ativos da conservação ambiental e do desenvolvimento sustentável, garantindo vitalidade a longo prazo do ecossistema amazônico e se consolidar como exemplo para outras cidades.

 

 

Sobre o 3º Encontro Amazônico do ICLEI 

 

O 3º Encontro Amazônico do ICLEI Brasil visa reunir os governos locais associados ao ICLEI e seus parceiros (academia, terceiro setor, iniciativa privada e sociedade civil), assim como outros governos locais interessados no desenvolvimento urbano sustentável, para apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento e a contribuição dos governos subnacionais amazônicos no enfrentamento à emergência climática, por meio de ações colaborativas nos 5 (cinco) caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas. 

 

Com um olhar orientado para a promoção de parcerias efetivas que permitam que os associados participantes reconheçam e acessem instrumentos adequados para agir e responder a suas demandas imediatas, o Encontro converte-se adicionalmente em um espaço para networking que incentiva a cooperação, a participação, a inclusão e a inovação. Espera-se contar com a presença dos 10 governos locais associados ao ICLEI Brasil na região Amazônica, além da presença de convidados de outros governos subnacionais do Brasil e Academia, realizando trocas profícuas pela educação. O evento contará com a participação de técnicos renomados, que trarão suas experiências e pesquisas para colaborar com a qualificação e troca de experiências dos participantes.

 

 

Atividades concomitantes 

 

Encontro Regional do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) contemplando as capitais da Amazônia Legal

 

O Fórum CB27 reúne os Secretários e Secretárias das pastas responsáveis pelo meio ambiente nas Prefeituras das 26 capitais brasileiras e do governo do Distrito Federal com o objetivo de fortalecer a ação coordenada das Secretarias de Meio Ambiente, promover o intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e o avanço em agendas ambientais de vanguarda. Este diálogo intermunicipal é estabelecido por meio de Encontros Nacionais e Regionais, realizados periodicamente e recepcionados pelas capitais. Dessa forma, o Encontro Regional da Amazônia Legal do Fórum CB27 será sediado por Roraima, com uma reunião dedicada para os membros do Fórum no dia 19 de março, e abordará como tema central a Educação pela Sustentabilidade. Nesse sentido, o Encontro busca incentivar o debate entre os gestores ambientais das capitais brasileiras da Amazônia Legal a fim de estabelecer quais são os desafios e oportunidades no âmbito desta temática na região, tal movimento sempre articulado junto à influência nacional e internacional do Fórum.

Tags:


Voltar
Compartilhe