2º Encontro Regional ICLEI Nordeste: Natal firma quatro importantes compromissos para combater crise climática

Quase 100 especialistas, associados e parceiros trocaram experiências e boas práticas ao longo de mais de 14 horas de evento.

18 de abr de 2023

📸 Fotos: Isis Soares

O “2º Encontro Regional ICLEI Nordeste: Cidades, Clima e Natureza”, que ocorreu em Natal, de 12 a 15 de abril, reuniu 95 participantes e contou com debates qualificados entre as cidades da região, muito networking e avanços nos compromissos para combater a crise climática. A anfitriã Natal aderiu a quatro iniciativas para acelerar sua ambição climática: Aliança para Ação Climática Brasil (ACA Brasil); Declaração das Cidades Circulares da América Latina e Caribe; Protocolos de Intenções para Governança Climática  e Inventário de Emissões de Gases Efeito Estufa; e Protocolos Análise de Risco e Vulnerabilidade Climática e Plano de Redução de Risco.

 

Durante os quatro dias, 19 painelistas passaram pelo evento, que teve mais de 14 horas de discussões sobre diversos temas como: Financiamento Climático, Gestão de Risco, Empreendedorismo Ambiental, Governança Climática, Áreas Protegidas, Biodiversidade, Gestão de Unidades de Conservação, Educação Ambiental, Agroecologia, Seguro Habitacional, Baixo Carbono e Resiliência Climática.

 

Prefeitos, secretários e autoridades presentes – gestores públicos envolvidos nas áreas de meio ambiente, mobilidade, urbanismo – foram unânimes em ressaltar a importância do ICLEI para discutir, fomentar e mobilizar com efetividade pautas que promovam o desenvolvimento sustentável dos territórios, por meio de atuação consistente e implementação de políticas de combate à crise climática.

 

Para compensar as  4.2 toneladas de CO2 geradas pelo evento, 30 árvores serão plantadas na cidade. O cálculo foi feito pela parceira Novo Olhar Sustentabilidade. O CEO da empresa, Luiz Roberto Fonseca, entregou ao Prefeito Álvaro Dias o certificado de “Evento CO2 Free”.

 

 

Alianças e compromissos de Natal

 

Natal aderiu a importantes compromissos para combater a crise climátiga durante o Encontro potiguar. O primeiro deles, a Aliança para Ação Climática Brasil (ACA Brasil), na solenidade de abertura, no dia 12 de abril, no Hotel Barreira Roxa. A adesão à ACA Brasil foi assinada pelo titular da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, que na oportunidade representou o Prefeito Álvaro Dias, pelo Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, e pelo presidente do Conselho Diretor do ICLEI, Pedro Jacobi.

 

“As Alianças para Ação Climática são coalizões nacionais dedicadas a empreender medidas sistematizadas e aumentar o apoio público no enfrentamento à crise climática mundial, de modo a contribuir para que os países cumpram com os compromissos pactuados no Acordo de Paris (2015)”, explica Perpétuo.

 

Em sua estratégia para 2023, a ACA Brasil trabalhará com a transparência como tema central. Coordenada nacionalmente pela WWF Brasil, ICLEI América do Sul, Instituto Clima e Sociedade, CDP Latin America e Centro Brasil no Clima, a Aliança defende que os signatários monitorem e reportem os impactos das ações de descarbonização.

 

Natal também passou a ser signatária da Declaração de Cidades Circulares da América Latina e Caribe. O prefeito Álvaro Dias se comprometeu durante painel “Diálogos pela Resiliência e Gestão de Risco”, em 14 de abril. Com esta adesão, a capital potiguar visa promover a aceleração da economia circular nos territórios, substituindo o eixo da economia linear e promovendo a circularidade dos processos, a partir da combinação entre desenvolvimento econômico, sustentabilidade, resiliência e inclusão social para combater a mudança do clima. A Declaração de Cidades Circulares é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da República da Itália, com o apoio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), da Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA), da Enel e do ICLEI.

 

Dias também assinou outros importantes protocolos de intenções para desenvolver Análise de Risco e Vulnerabilidade Climática e Plano de Redução de Risco. Além disso, o Secretário de Meio Ambiente de Natal, Thiago Mesquita, garantiu que a cidade irá constituir sua Governança Climática e elaborar o Inventário de Emissões de Gases Efeito Estufa, em atuação conjunta com o ICLEI.

 

 

 

 

Destaques programação

 

As mesas redondas com a participação do Senior Fellow de Biodiversidade do ICLEI, Cláudio Maretti, ambas no dia 13 de abril, foram destaque na programação. A primeira, de abertura dos trabalhos, sobre o tema central do evento “Cidades, Clima e Natureza”, teve moderação da coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI Brasil, Ana Wernke e palestra de Maretti. Representantes de cidades da região Nordeste abordaram os desafios e oportunidades para mitigar a degradação ambiental, vivenciada em boa parte da região, sobretudo, no semiárido nordestino, priorizando ações de preservação e valorização da biodiversidade local.

 

No painel “Áreas Protegidas: para além da Conservação da Natureza”, moderado por Maretti, foram debatidos modelos de gestão dessas áreas, para que estejam de fato integradas aos territórios e populações locais. 

 

O painel “Soluções para Centros Urbanos – o papel dos bancos multilaterais de desenvolvimento”, moderado por Wernke, foi uma oportunidade para conectar representantes das cidades nordestinas associadas ao ICLEI aos representantes de instituições financeiras nacionais e internacionais. Também ocorreram rodadas de apresentação de cases que receberam aportes de programas de financiamento. O ICLEI demonstrou como pode contribuir com os municípios no sentido de orientar e facilitar o acesso a recursos técnicos e financeiros para implantação de projetos de resiliência. 

 

O painel “Mitigação e Adaptação das Cidades Nordestinas” discutiu a importância da construção de instrumentos como o Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa, Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas e Plano de Ação Climática para a efetividade das políticas públicas de combate à crise climática. Sob a moderação da Coordenadora de Baixo Carbono e Resiliência do ICLEI Brasil, Keila Ferreira, o secretário da Semurb Natal, Thiago Mesquita, o Assessor de Internacionalização da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Pedro Tojo, e o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Araújo, defenderam a importância da transversalidade da agenda climática entre as pastas (Meio Ambiente, Transporte, Mobilidade Urbana, Educação, entre outras) para resultados consistentes na redução da desigualdade social e promoção de qualidade de vida.  

 

 

 

Visitas técnicas


Durante o evento ocorreram duas visitas técnicas. Os participantes puderam conhecer a Unidade de Conservação Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte,  que foi reconhecida pela Unesco como posto avançado de Reserva da Biosfera Mata Atlântica. Na oportunidade, cerca de mil sementes nativas foram dispersadas na zona de proteção ambiental (ZPA-01) por meio de drone, ação observada pelos participantes de um mirante com cerca de 45 metros de altura.

 

A segunda visita foi ao estuário do Rio Potengi/Jundiaí, que também encerrou oficialmente as atividades do 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste, no sábado (15/04). Durante o trajeto, os participantes puderam conhecer o estuário do rio, que é um dos mais importantes do Estado e corta a capital potiguar. O passeio de barco foi uma parceria com o Iate Clube de Natal e Marina Badauê.

 

 

 

 

Eventos Simultâneos

 

Durante o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste, ocorreram outros eventos simultâneos, como o Encontro Regional Fórum CB27 e a I Conferência Potiguar (COP) do Clima. Perpétuo participou da mesa de abertura da COP, em 13 de abril. O tema principal da COP Potiguar foi a urgente necessidade de rearborização do semiárido frente à desertificação crescente e à elevação da temperatura. Participaram do evento importantes instituições dispostas a colaborar com as questões ambientais, especialistas das quatro universidades públicas no Estado, representantes de cada um dos 167 municípios do RN, além de estudantes e ambientalistas.

 

 

Perpétuo encerrou a solenidade agradecendo a todas as entidades participantes, em especial à prefeitura do Natal, Semurb e UFRN. “A redução das emissões de gases de efeito estufa é um instrumento de mitigação do meio ambiente. Quero convidar todos os órgãos e instituições a medir e reduzir a emissão dos gases poluentes. Precisamos reconciliar as nossas cidades com a natureza”, disse.

 

Parcerias

 

O 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste foi realizado pelo ICLEI América do Sul, Prefeitura de Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e correalizado pelo Fórum Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), Konrad Adenaur Stiftung e I COP Clima Potiguar.

 

A iniciativa também contou com a parceria da MRV, empresa parceira do ICLEI em 2023, do Sebrae-RN, Fecomércio-RN, Marina Badauê, Hotel Holiday Inn Natal, Recicla RN, Iate Clube do Natal, Novo Olhar Sustentabilidade e CREA-RN. Foram parceiros de mídia a TV Universitária (TVU) e a Universitária FM (FMU). O evento contou ainda com apoio institucional da União Européia por meio do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM Américas), Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), Disclosure Insight Action (CDP Latin America) e Aliança para Ação Climática Brasil (ACA Brasil).

 

 

 

 

📸 Créditos das fotos: Isis Soares, Kivia Pandolphi e Joana Lima/Prefeitura do Natal

 

📸 Confira fotos do evento no link: http://bit.ly/Fotos-Nordeste

 

 

Texto: Kívia Pandolphi

 


Voltar
Compartilhe