Nesta semana realizamos em Mérida, México, o primeiro Workshop presencial de Desenvolvimento de Contexto Favorável do programa Cities Forward, uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, do Resilient Cities Catalyst e o Instituto das Américas.
Durante três dias as equipes de projeto e líderes municipais das cidades participantes colaboram com a equipe do Cities Forward para explorar e entender o contexto de cada cidade, trabalhando em seus componentes para torná-lo favorável para a implementação de seus projetos prioritários. Por meio de exercícios práticos, foram delineadas as especificidades de cada projeto e desenvolvido um roteiro personalizado, enriquecido pelo intercâmbio entre as cidades e especialistas de alto nível para promover diferentes perspectivas sobre desafios comuns.
O workshop contou com a participação das cidades de Durante Cali, Colombia e Rosário, Argentina representando a América do Sul, além das outras cidades da América Latina e Caribe e Estados Unidos, como a Ciudad de Guatemala, Guatemala; Mérida, México; Freeport, Bahamas; Montego Bay, Jamaica; Travis County + Austin, Estados Unidos e Dallas, Estados Unidos.
Essas cidades trabalharam juntas no desenvolvimento e aprofundamento de seus projetos prioritários, pensando em alcançar o objetivo da iniciativa Cities Forward em torná-los projetos financiáveis e implementáveis. Esses dias de workshop proporcionaram grandes avanços, que foram reconhecidos pelos representantes das cidades durante a apresentação de seus projetos:
O município de Rosário, tem como projeto prioritário a “Adaptação e resiliência climática nas PMEs” que visa consolidar o papel do setor privado no fortalecimento da resiliência urbana. E nesses três dias sua equipe trabalhou profundamente em seu roteiro de implementação.
A Subsecretária de Mudanças Climáticas e Transição Ecológica Justa de Rosario, Maria del Pilar Bueno, falou sobre o impacto do workshop no projeto, ressaltando que “Era um programa existente, destinado à mitigação, mas que agora podemos, por meio de todos os nossos componentes, refinar e repensar cada um dos atores envolvidos.”
Já o muncípo de Santiago de Cali, tem como projeto prioritário os “Ecobairros” que visa transformar os bairros em Ecobairros na área urbana de Santiago de Cali, aplicando critérios de sustentabilidade ambiental para mitigar as emissões de gases de efeito estufa e adaptar-se às mudanças climáticas, tornando seus moradores mais conscientes e eficientes no uso dos recursos naturais.
Lina Ramírez, Diretora de Relações Internacionais e Cooperação, apontou que foram identificados pontos de ação a partir do workshop: “Fortalecer a arquitetura institucional é indispensável, tornar eficazes e fortalecer os órgãos necessários é algo que faremos.”