Workshop apresenta o Desafio das Cidades da Hora do Planeta

Cidades de todas as regiões do Brasil participaram de worskhop sobre a edição 2014-2015 do Desafio das Cidades

28 de set de 2014

Reprodução

Cidades de todas as regiões do Brasil participaram de worskhop sobre a edição 2014-2015 do Desafio das Cidades, iniciativa da Rede WWF em parceria com o ICLEI. O treinamento focado em desenvolvimento urbano de baixo carbono e relatoria foi realizado na sede do WWF-Brasil, em Brasília. As cidades tem até o dia 15 de setembro para preencher o relatório climático com compromissos e ações de mitigação em curso para se tornarem aptas a concorrer ao posto de Capital Nacional da Hora do Planeta e concorrer numa eleição global com outras capitais.

 

 

“Influenciar toda a cadeia de custódia é um dos focos de trabalho do WWF-Brasil. O Desafio é uma oportunidade de consolidarmos ainda mais a nossa atuação nas cidades, já que a maior parte da produção é consumida lá”, ressaltou o Superintendente de Conservação Michael Becker, na abertura do evento. “O objetivo é trazer as cidades como protagonistas nesse cenário que ainda pode ser modificado rumo a sustentabilidade urbana. Queremos as cidades juntas, dar visibilidade para as ações e promover o diálogo”, completou Jussara Carvalho, Secretária Executiva do ICLEI para a América Latina.

 

 

 

Entre no Programa do Workshop aqui e tenha acesso a todas as apresentações realizadas no evento.

 

 

 

Durante o encontro, o gerente de mudanças climáticas da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Nelson Moreira Franco, apresentou os avanços da capital nos últimos anos nos setores de transporte, gestão de resíduos e energia. A cidade foi finalista na última edição (junto com São Paulo e a escolhida Belo Horizonte) e, mais uma vez, participará.

 

 

“Nós, da prefeitura do Rio de Janeiro, vemos essa iniciativa da melhor forma possível. É a mais válida a nível de conscientização e que atinge todos os segmentos da sociedade. Estamos organizado o Fórum Nacional CB27 (formado pelas 27 capitais brasileiras) e estamos estimulando todas as capitais a também se inscreverem no Desafio.”

 

 

Além do Rio de Janeiro, participaram representantes de outras 14 cidades: Belo Horizonte, Betim, São Paulo, São Bernardo do Campo, Guarulhos, São José dos Campos, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Fortaleza, Maceió e Manaus.

 

 

 

Veja todas as fotos do Workshop.

 

 

 

“Já conhecíamos o Desafio, mas, infelizmente, no ano passado não conseguimos participar porque estávamos fazendo nosso inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa. Terminamos o inventário nesse ano, está em fase de publicação e vamos entrar nessa edição”, disse Luiz Roberto de Oliveira, chefe do Setor de Política de Baixo Carbono e Clima de Recife.

 

 

“Eu não conhecia essa iniciativa e o workshop foi uma boa oportunidade de conhecer. O grande resultado é levar isso para o nosso Secretário de Ambiente e a possibilidade de participarmos. A troca de experiências e o exercício de relatoria foram muito válidos”, contou Glauber Pinheiro, chefe da equipe de Controle das Atividades Industriais de Porto Alegre.

 

 

Desafio das Cidades

 

 

Trata-se de uma iniciativa concebida pela Rede WWF para homenagear as cidades que estão se tornando lugares mais verdes, de vida mais saudável e sustentável em direção a um futuro de clima mais ameno para o planeta. O objetivo é reconhecer esforços para o desenvolvimento de baixo carbono, as ações em andamento, por que e como relatar os compromissos. Estão convidadas a participar cidades que proponham soluções e planos de mitigação em setores como transportes, habitação, iluminação pública, resíduos e alimentação.

 

 

 

Fonte: WWF Brasil

Tags: WWF