Visita Técnica do Programa Cities Forward em Manaus Impulsiona Projeto de Revitalização do Rio Mindu

Equipes da Prefeitura e Organizações Parceiras Unem Esforços para Transformar Visão em Realidade Sustentável

03 de maio de 2024

Crédito: Prefeitura de Manaus

Concluímos com êxito dois dias de colaboração e aprendizado durante a visita técnica do Programa Cities Forward em Manaus!

Desde a seleção de Manaus para participar do programa em 2023, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima tem trabalhado em estreita colaboração com o Cities Forward. Juntos, estamos transformando o “Programa de Recuperação de Ecossistemas Urbanos – Viva Mindu” em uma proposta financiável, implementável e escalável. O projeto de Manaus visa a recuperação de toda a bacia hidrográfica do Mindu, que abrange 17 bairros da cidade, onde cerca de 800 mil pessoas vivem próximas de suas águas.

A visita técnica reuniu equipes da prefeitura, da academia e outros stakeholders interessados para colaborar coletivamente durante dois dias. Nosso objetivo foi explorar de perto o contexto da cidade em que o projeto de revitalização da Bacia do Mindu está inserido, buscando compreender como trabalhar em seus componentes para criar um roteiro de priorização e implementação.

Na próxima etapa do programa, que se inicia em julho de 2024, as cidades participantes receberão um aporte de até 30 mil dólares para acessar recursos técnicos e aprimorar ainda mais seus projetos, levando-os à fase de pré-viabilidade. Em 2025, todas as cidades do Cities Forward terão a oportunidade de apresentar suas iniciativas a diversos financiadores, por convite do Departamento de Estado dos Estados Unidos em Washington D.C.

O Programa Cities Forward, financiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, é uma parceria entre o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, a Resilient Cities Catalyst e o Institute of the Americas. Seu objetivo primordial é auxiliar 12 cidades latino-americanas na implementação de projetos que estimulem investimentos em serviços urbanos, promovendo a sustentabilidade, inclusão e resiliência em seus bairros e comunidades.

Tags: