Teresina sediará o 4º Encontro Nordeste ICLEI Brasil para debater transição energética justa e resiliência da Caatinga rumo à COP 30

Evento reunirá governos locais, academia, setor privado e sociedade civil para fortalecer a governança climática no Nordeste e preparar contribuições da região para a conferência global em Belém.

03 de out de 2025

Entre os dias 20 e 22 de outubro de 2025, a cidade de Teresina (PI) sediará o 4º Encontro Nordeste ICLEI Brasil, com o tema “Transição Energética Justa e Resiliência da Caatinga rumo à COP 30”. O evento será realizado pelo ICLEI e pelo Governo do Piauí, ocorrerá no SEBRAE Teresina e reunirá representantes de governos locais, estaduais e federal, além de sociedade civil, academia, setor privado e organismos internacionais, em um espaço de diálogo estratégico para fortalecer a agenda climática do Nordeste no cenário global.

 

Contexto estratégico

 

O Nordeste brasileiro ocupa papel de destaque no enfrentamento às mudanças climáticas e na promoção de soluções sustentáveis. A região reúne condições únicas para liderar a transição energética, com alto potencial em fontes renováveis como solar e eólica, além de abrigar biomas estratégicos, como a Caatinga, exclusivo do Brasil e altamente vulnerável aos impactos climáticos.

 

O Encontro Nordeste ICLEI será um espaço de cooperação para avançar em estratégias que conciliem redução de emissões, resiliência socioeconômica e justiça climática, alinhando-se aos compromissos nacionais e internacionais que antecedem a COP 30, a ser realizada em novembro, em Belém.

 

O que será debatido

 

A programação inclui painéis temáticos, mesas-redondas, oficinas de capacitação e visitas técnicas, que abordarão:

 

  • Transição energética justa e inclusiva;
  • Estratégias de mitigação e adaptação ao clima;
  • Financiamento climático e atração de investimentos;
  • Soluções baseadas na natureza e integração da biodiversidade às políticas urbanas;
  • Cooperação multinível para fortalecer a governança climática no Brasil.

 

A escolha do enfoque na Caatinga destaca a necessidade urgente de promover uma agenda regional que fortaleça comunidades locais, reduza desigualdades e valorize soluções sustentáveis adaptadas ao semiárido. “A região Nordeste tem potencial único para liderar a transição energética do Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer sua resiliência socioambiental. O Encontro no Piauí será uma oportunidade de consolidar essa agenda, articulando governos, sociedade civil e setor privado em torno de soluções inovadoras rumo à COP 30”, destaca Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul.

 

Com a expectativa de reunir cerca de 20 governos locais associados ao ICLEI na região, além de representantes de outros setores estratégicos, o 4º Encontro Nordeste se consolidará como um espaço de diálogo técnico e político. A iniciativa busca ampliar o protagonismo do Nordeste na preparação do Brasil para a COP 30, consolidando sua contribuição à agenda climática global.

 

Sobre os Encontros Regionais do ICLEI

 

Os Encontros Regionais do ICLEI Brasil percorrem os territórios conectando governos locais e diferentes setores da sociedade em torno da agenda de desenvolvimento sustentável. Em 2025, as edições estão voltadas para o debate de ações concretas rumo à COP 30, alinhadas aos cinco caminhos de desenvolvimento do ICLEI: zero carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

 

O 4º Encontro Nordeste ICLEI Brasil é uma realização do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e do Governo do Piauí, e integra a iniciativa global Town Hall COP 30. O evento conta com o apoio institucional do Ministério das Cidades e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e dos parceiros ICLEI em 2025: MRV e NetZero. Somam-se a iniciativa os apoiadores institucionais: CDP, Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM).


Voltar
Compartilhe