Teresina recebe Workshop CiBiX para impulsionar soluções inovadoras contra o calor extremo urbano

Evento do ICLEI América do Sul reuniu poder público, especialistas e startups para cocriar soluções sustentáveis que apoiem o território

01 de out de 2025

No dia 25 de setembro de 2025, o ICLEI América do Sul promoveu, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o WRI Brasil e a Prefeitura de Teresina, o CiBiX – City-Business Accelerator Workshop, com financiamento do Global Environment Facility por meio do programa UrbanShift, uma plataforma global que reúne líderes e instituições comprometidos com o desenvolvimento sustentável e o planejamento urbano integrado. Realizado no Museu da Imagem e do Som de Teresina, o encontro reuniu representantes do poder público, especialistas, startups e organizações parceiras para debater e criar soluções que ajudem a enfrentar o desafio do calor urbano extremo.

 

O workshop integra a agenda de inovação, área em que o ICLEI possui um histórico consolidado de atuação. Por meio do ICLEI Innovation, a organização tem impulsionado o desenvolvimento sustentável das cidades, apoiando startups e soluções inovadoras voltadas para os territórios locais, sempre em alinhamento com as principais agendas globais de sustentabilidade.

 

Um espaço de diálogo e cocriação

 

A abertura contou com a presença de autoridades como Luís André, Vereador de Teresina; Leonardo Madeira, Coordenador da Agenda Teresina 2030, Jaqueline de Carvalho Diretora de Planejamento Urbano e Regularização Fundiária da Prefeitura de Timon, David Peixoto, Coordenador Nacional dos Projetos CITinova I e II; e Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, reforçando a relevância do evento para fortalecer parcerias estratégicas no enfrentamento ao calor urbano extremo. A programação também trouxe momentos de contextualização sobre esse desafio, mesa-redonda sobre modelos de parceria e financiamento, além da apresentação de soluções inovadoras por startups selecionadas:

 

  • Gaia XS, representada por João Lopes;
  • Ninho do Verde Soluções Ambientais, representada por Lígia Rocha;
  • Cognitiva Soluções em Software, representada por João Pedro Vieira;
  • Verde Link, representada por João Antônio Alves;
  • Fonte Viva, representada por Andressa Maria e Wenner Batista.

 

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para avaliar a aplicabilidade dessas soluções em Teresina, discutindo aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais, bem como caminhos para viabilizar sua implementação por meio de cooperação entre diferentes setores.

 

“Participar do CiBiX foi uma ótima oportunidade para mostrar o potencial que a nossa ideia tem para várias pessoas interessadas e foi importante para conversar e entender mais sobre as mudanças climáticas com o apoio do ICLEI, que está ajudando muita gente nessa jornada”, declarou Wenner Batista, criador da iniciativa Fonte Viva.

 

Inovação e impacto local

 

O workshop representou uma etapa fundamental para transformar ideias em parcerias concretas, capazes de melhorar o conforto térmico urbano e a qualidade de vida da população. Como destacou Rodrigo Perpétuo, “Foram apresentadas cinco soluções muito aplicáveis para combater o calor extremo vindas do setor de inovação e startups ou iniciativas da sociedade civil. Tenho certeza que esse é o caminho da aproximação entre os setores público e privado para enfrentar a crise climática. O ICLEI está muito satisfeito por fomentar essa atividade no âmbito do UrbanShift em Teresina”.

 

A iniciativa reforça o compromisso da capital do Piauí com sua Agenda 2030, posicionando a cidade como referência nacional no enfrentamento do calor extremo e na busca por soluções sustentáveis e inclusivas.


Voltar
Compartilhe