Startups do Reino Unido e da América Latina apresentam 11 soluções para apoiar Buenos Aires, Campinas, Monterrey e Área Metropolitana de Guadalajara

Catapult e ICLEI encerram primeira fase do Programa UK-LATAM Net-Zero and Resilience na South Summit Brazil, um dos maiores eventos de inovação da América Latina, com presença da Delegação de Startups do Reino Unido e da América Latina

28 de abr de 2023

 

Governos locais de todo o mundo estão comprometidos em reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE) e atingir a neutralidade de carbono (Net Zero) para tentar manter a temperatura da Terra em 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais (meta do Acordo de Paris). A implementação de medidas ambiciosas é urgente, tendo em vista que a temperatura média mundial já subiu 1,1 grau Celsius, de acordo com o Relatório Síntese sobre Mudança Climática 2023 do IPCC lançado em março. Parece pouco, mas cada décimo de grau importa, apontam cientistas, porque o aquecimento global é responsável pelo aumento da frequência e da intensidade dos eventos climáticos extremos, com tendência de agravar a insegurança alimentar e hídrica em todo o mundo.

 

 

Para apoiar cidades e regiões no desafio urgente da descarbonização, a Connected Places Catapult lidera o Programa UK-LATAM Net-Zero and Resilience, financiado pelo Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia, por meio da Rede de Ciência e Inovação (Science and Innovation Network), com o apoio do Governo Britânico. O objetivo da iniciativa é identificar barreiras para alcançar a neutralidade de carbono e o potencial de serem resolvidas por meio da inovação e de novas tecnologias da América Latina e do Reino Unido.

 

 

“Ajudamos empresas britânicas a encontrar oportunidades no Brasil e ajudamos empresas brasileiras a encontrar oportunidades no Reino Unido”, resumiu Martin Whalley, Diretor da Equipe de Investimento Comercial entre o Brasil e o Reino Unido do Consulado Britânico em São Paulo.

 

 

A primeira fase do Programa foi implementada com o apoio do ICLEI América do Sul e do ICLEI México, América Central e Caribe nas cidades de Buenos Aires (Argentina), Campinas (Brasil), Monterrey e Área Metropolitana de Guadalajara (México). Outras duas cidades, Porto Alegre (Brasil) e Santiago (Chile), são observadoras do Programa e podem identificar desafios adicionais e replicar o modelo desenvolvido com as quatro cidades centrais para acelerar a descarbonização local.

 

“Estamos muito felizes em trabalhar com as cidades de Santiago e Porto Alegre, como cidades observadoras deste projeto, pois elas estão desenvolvendo seus próprios perfis Net Zero, fazendo com que possamos entender onde elas estão em termos de desafios, para que possamos avançar para uma próxima etapa e também selecionar empresas do Reino Unido, Santiago e Porto Alegre para enfrentar juntos os desafios locais”, destacou Guilherme Johnston, Diretor de Parcerias Globais da Connected Places Catapult.

 

 

Em janeiro de 2023, foi lançada uma Chamada para pequenas e médias empresas (PMEs) para estimular a formação de parcerias. Entre fevereiro e março, mais de 150 lideranças e stakeholders locais participaram de dois workshops presenciais cada uma, quando identificaram e selecionar seus desafios prioritários para a descarbonização e resiliência climática. Com as definições, o ecossistema de inovação do Reino Unido e da América Latina foi acionado e 11 startups apresentaram soluções para os desafios prioritários apontados pelas cidades. Estas iniciativas foram apresentadas por representantes das 11 startups durante a South Summit Brazil 2023, um dos maiores eventos de inovação, em Porto Alegre. A Missão de Inovação ao Brasil também contou com visitas a organizações governamentais e privadas em São Paulo e Campinas.

 

 

 

 

“As cidades são responsáveis por 75% das emissões de GEE do mundo e é onde as pessoas estão mais vulneráveis aos riscos climáticos. É preciso inovar para vencermos estes desafios. É isso que este Programa também se propõe a fazer: gerar um ambiente institucional mais seguro para que os governos locais consigam acolher as dinâmicas de inovação”, afirmou o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

 

 

“O ICLEI tem o prazer de estar em uma parceria contínua com a Catapult, apoiando o Governo Britânico e a Embaixada Britânica no Brasil, tentando enfatizar a forma como essas conexões são necessárias para criar o desenvolvimento local de uma forma que conecta a sustentabilidade à inovação. Estamos completamente engajados na maneira de fazer essas soluções acontecerem no território”, complementou Rodrigo Corradi, Secretário Executivo Adjunto do ICLEI América do Sul.

 

 

O Programa UK-LATAM Net-Zero and Resilience, que coloca pequenas e médias empresas (PMEs) no centro das colaborações entre o Governo do Reino Unido e cidades da América Latina no enfrentamento dos desafios climáticos, estimula o desenvolvimento de soluções sustentáveis no ecossistema de inovação e oportuniza novos negócios e acesso a financiamentos de bancos de desenvolvimento e do setor privado. A implementação está em fase inicial e buscará obter financiamento adicional para realizar uma série de atividades nos próximos anos.

 

 

Resultados da primeira fase do Programa:

  • Equipes internas e stakeholders dos ecossistemas locais mapeados e identificados;
  • Pesquisa documental para identificar tendências de mercado e entender o contexto regional realizada;
  • Entrevistas com 26 stakeholders especializados do meio acadêmico, governamental e do setor;
  • Workshops da City Academy nas quatro cidades para apresentar os resultados da pesquisa e coprojetar os desafios detalhados para resolução na próxima fase do projeto: +100 participantes;
  • Workshops com stakeholders das quatro cidades para entender os desafios e as oportunidades de projetar um banco de testes para implantar e testar tecnologias: +50 participantes;
  • 11 soluções de PMEs selecionadas;
  • Adesão de lideranças locais e disposição para experimentar novas abordagens;
  • Pesquisa e elaboração de cenários sobre os possíveis impactos da implementação de soluções específicas em comparação com a manutenção do status quo nos territórios;
  • Análise de mercado para identificar organizações que inovam em áreas desafiadoras no Reino Unido e em cada uma das cidades participantes;
  • Investigação de iniciativas semelhantes e relevantes já em andamento nas cidades parceiras;
  • Business Matchmaking entre PMEs com inovações relevantes na Área Metropolitana de Guadalajara, Monterrey, Campinas, Buenos Aires e Reino Unido;
  • Escopo de teste definido, locais de teste identificados e parceiros de teste engajados;
  • Programa UK-LATAM Net-Zero and Resilience apresentado em três painéis da South Summit Brazil: “Innovative Solutions for Cities to Achieve Net-Zero and Resiliente”, no palco The Next Big Thing; “UK-LATAM Net Zero and Resilience Pitching Event”, no palco Explore; ”The Importance of Bilateral Collaboration for Net Zero”, no palco Demo.
  • Networking;
  • Troca de experiências;
  • Abertura de mercados;
  • Parcerias e prospecção de negócios: Water Offsets e Gentian juntas em Monterrey.

 

 

CONHEÇA OS DESAFIOS DAS CIDADES E AS SOLUÇÕES DAS STARTUPS:

 

Campinas | Mobilidade e Logística de Última Milha – Permitir o planejamento e os serviços de transporte baseados em dados para incentivar a transição para métodos de transporte alternativos e sustentáveis. Os workshops ocorreram nos dias 1º e 2 de março de 2023, com 20 participantes.

 

 

 

  • WeDRT: empresa de Hempstead, no Reino Unido, que fornece transporte sob demanda para municípios e visa acionar a mudança modal dos carros de ocupação individual. Confira o depoimento de Eugenia Agell-Bernard, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da WeDRT.

 

  • Inteliports: empresa de Southampton, no Reino Unido, que desenvolve drones inteligentes para setores marítimo, médico, de vigilância e de entrega de encomendas e portos de drones rapidamente implantáveis e modulares. Confira o depoimento de David Park, Cofundador da Inteliports.

 

  • Scipopulis: startup de São Paulo, desenvolveu a plataforma Trancity, que integra dados estáticos e em tempo real da rede de transporte público, auxiliando órgãos de transporte na elaboração de Políticas Públicas Baseadas em Evidências.  Confira o depoimento de Buno Maximino, Especialista em Transportes da Scipopulis.

 

 

 

Buenos Aires | Logística de Última Milha – Otimizar a logística de última milha para atender à crescente demanda por entregas e reduzir o número de veículos de carga no centro da cidade. Os workshops ocorreram nos dias 7 e 8 de março de 2023, com 50 participantes.

 

 

 

 

 

 

  • Rasic LTD: startup de Londres, que desenvolveu software para projetar rotas rapidamente, processar dados e coletar informações de sensores em veículos e dispositivos móveis, se comunicar com motoristas, localizar veículos, etc. Confira o depoimento de Nicolas Rincon, Desenvolvedor na Rasic LTD.

 

  • Grid Smarter Cities: empresa de Newcastle, no Reino Unido, especializada em gerenciamento de calçadas para enfrentar os principais desafios logísticos e questões ambientais nas cidades. O Grid’s Kerb® é um “Airbnb de meio-feio”. Confira o depoimento de Toby Hiles, Diretor de Parcerias Estratégicas da Grid Smarter Cities.

 

  • Moova: plataforma desenvolvida por startup de Buenos Aires,  que transforma capacidade logística ociosa em solução de entrega de alta eficiência, baixo custo e ecologicamente correta. Confira o depoimento de Lucas Jaime, Gerente Nacional para Peru e Chile na Moova.

 

 

Monterrey | Resiliência Hídrica – Implementar mudanças e soluções que melhorem a resiliência da água na cidade. Os workshops ocorreram nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2023, com mais de 40 participantes.

 

 

 

 

 

  • Water Offsets: startup de Hertfordshire, Reino Unido, possui software para apoiar cidades no caminho da neutralidade e resiliência hídrica. Durante o Programa, fechou parceria com startup Gentian para atuar de forma conjunta em Monterrey. Confirma os depoimentos de Tapiwa Gavaza, CEO da Water Offsets, e de Niall Williams, que integra a empresa.

 

  • Gentian: empresa de Londres que desenvolveu uma ferramenta de sensoriamento remoto para monitorar a biodiversidade, usando IA, imagens de satélite e profundo conhecimento ecológico. Durante o Programa, se aliou à Water Offsets para potencializar a atuação em Monterrey. Confira o depoimento de Daniel White, CEO da Gentian.

 

  • BMA (Business Modelling Applications): startup de Leeds, no Reino Unido, que desenvolveu o processador de inteligência artificial de decisões Decisio™, que ajuda a construir o entendimento mais completo dos negócios de seus clientes e do ecossistema em que operam. Confira o depoimento de Michael Avant-Smith, Diretor da BMA.

 

  • Alis (Algae Innovation Solutions): empresa biotecnológica de Monterrey que usa microalgas no tratamento de água. Confira o depoimento de Ramón de Hoyos, fundador e CEO da Alis

 

Área Metropolitana de Guadalajara | Mobilidade – Melhorar o serviço de transporte público, permitindo que soluções baseadas em dados forneçam informações em tempo real. Os workshops ocorreram nos dias 28 de fevereiro e 2 de março, com mais de 40 participantes.

 

 

 

 

  • WhereIsMyTransport: empresa de Londres, líder no setor de tecnologia e fonte de dados de mobilidade em mercados emergentes. Com o aplicativo Rumbo, fornece informações em tempo real sobre transporte de passageiros em na Cidade do México, Lima e Bangkok. Confira o depoimento de Felipe Duque, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da WhereIsMyTransport.

 

 

  • ITP (Integrated Transport Planning): Consultoria de transporte urbano sustentável de Nottingham, no Reino Unido. Oferece soluções criativas e viáveis ​​para os desafios de transporte urbano para clientes em mais de 60 países em seis continentes. Confira o depoimento de Stuart William Clapham, Consultor Associado e Líder da ITP na América Latina.

 

 

 

QUER SABER MAIS SOBRE AS STARTUPS? Acesse o Relatório do projeto aqui.

 

 

 

Texto: Cibele Carneiro

Tags:


Voltar
Compartilhe