Rio Grande do Sul avança no processo de Análise de Risco e Vulnerabilidade Climática com oficina sobre a ferramenta Scorecard

ICLEI e ONU-UNDRR promovem atividade para apresentar ferramenta da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (MCR2030) no estado gaúcho.

14 de mar de 2025

Na manhã desta sexta-feira (14/03), a “Oficina de capacitação para a gestão de riscos, a adaptação climática e a resiliência urbana” ocorreu em Porto Alegre como parte da etapa de construção da Análise de Risco e Vulnerabilidade Climática (ARVC), que integra o projeto de Conformidade Climática do estado do Rio Grande do Sul. A atividade, realizada pelo ICLEI e pela ONU-UNDRR, tem como objetivo principal apresentar a ferramenta Scorecard da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (MCR2030).

 

A MCR2030 apoia os municípios a avaliar a sua resiliência e acelerar o desenvolvimento de estratégias locais de Redução dos Riscos de Desastres e de desenvolvimento urbano informado pelo risco. Para alcançar esses objetivos, a Iniciativa dispõe de um conjunto de ferramentas, incluindo o “Scorecard” (em português: Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência a Desastres para Cidades). Ela realiza o diagnóstico das capacidades de gestão de riscos e resiliência, identificando as áreas prioritárias de fortalecimento, dessa forma, o uso repetido permite monitorar e analisar progressos na implementação do Marco de Sendai.

 

Durante a oficina, Keila Ferreira, Coordenadora Técnica do ICLEI Brasil, explicou como a ferramenta Scorecard pode contribuir para a etapa de ARVC pois adiciona informações relevantes aos resultados, o que permite desenhar um perfil estratégico para a tomada de decisão visando um desenvolvimento urbano sustentável por meio de planejamento e resposta aos riscos climáticos baseado em evidências.

 

O Oficial de Resiliência Urbana, Ação Climática e Inclusão da ONU-UNDRR, Clément da Cruz, apresentou sobre a implementação do Marco de Sendai para a Redução de Riscos de Desastres 2015-2030 em alinhamento com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A partir disso, realizou-se um panorama dos desafios e oportunidades relacionados à aplicação da ferramenta Scorecard com a utilização de exemplos de indicadores e um passo a passo de preenchimento da ferramenta. Além disso, foi apresentado o uso do Scorecard na cidade de Porto Alegre para melhor compreensão da aplicação em nível municipal, com a condução de Cássio Trogildo, Diretor de Resiliência de Porto Alegre e Secretário Municipal de Governança Local e Coordenação Política.

 

A atividade foi realizada para os órgãos e as secretarias integrantes do Grupo Executivo do projeto de Conformidade Climática do Rio Grande do Sul, indicado pelo Estado. Daniela Mueller de Lara, Coordenadora da Assessoria do Clima da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (SEMA) também esteve presente e realizou as contribuições de abertura e encerramento do evento.

 

O Rio Grande do Sul avança mais um passo no processo de Conformidade Climática junto ao ICLEI e aos demais parceiros. Acompanhe nossas redes para mais informações sobre o desenvolvimento dessa e de outras iniciativas rumo à adaptação e resiliência climática. Para saber mais sobre como o ICLEI pode apoiar sua cidade, entre em contato: membros-sams@iclei.org.

Tags:


Voltar
Compartilhe