Próximo Encontro ICLEI convida cidades amazônicas a debater o desenvolvimento econômico sustentável

2º Encontro Regional ICLEI Amazônia acontece de 17 a 19 de outubro em Porto Velho (RO)

14 de set de 2023

Ao longo dos últimos dois anos, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – vem realizando ricas jornadas de conhecimento e networking entre gestores públicos municipais através de seus encontros regionais. Todas as regiões geográficas do País são visitadas. A cada edição, um município associado à rede ICLEI abre suas portas para receber autoridades públicas, representantes do terceiro setor, academia, iniciativa privada e sociedade civil, para debater temas atuais e imprescindíveis como justiça climática, biodiversidade, transição energética, inovação pela sustentabilidade e tantos outros.  propondo soluções aos desafios do desenvolvimento sustentável sob a perspectiva das cidades.

 

Em 2023, já foram três edições: em Natal / RN (Encontro Regional ICLEI Nordeste), Palmas / TO (Encontro Nacional do ICLEI) e Porto Alegre / RS (Encontro Regional Sul). A próxima edição desembarca na Amazônia. O município de Porto Velho, capital de Rondônia, recebe os associados do ICLEI e convidados com o objetivo de promover a discussão sobre como proporcionar geração de emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico a nível local na região amazônica, em conjunto com a conservação do meio ambiente, a proteção da biodiversidade e medidas para mitigação e adaptação dos efeitos da emergência climática.

 

“Estas séries de Encontros ICLEI buscam fomentar a compreensão das principais pautas ligadas ao desenvolvimento sustentável no âmbito das políticas públicas locais. Possibilitamos a troca de experiências através de projetos implementados em território brasileiro, e o fortalecimento das capacidades técnicas e institucionais para que gestores públicos possam transformar os desafios de suas cidades em planos de ação que tragam resultados aos municípios e cidadãos. Percebemos nitidamente a amplificação do número de programas continuados nos municípios, o acesso às linhas de financiamento verde, através da articulação do ICLEI. Além de trocas significativas entre gestores públicos em decorrência destes momentos proporcionados pelos ciclos de Encontros do ICLEI que circulam pelas regiões brasileiras”, explica Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI na América do Sul.

 

 

2º. Encontro ICLEI Amazônia será um somatório de forças em prol da região amazônica

 

O Encontro acontece na esteira de importantes eventos como a “Cúpula da Amazônia”, o “Fórum das Cidades Amazônicas”, “Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias” e tantos outros que visam fomentar a cooperação para o desenvolvimento no território da Amazônia Legal, todos eles com a presença ativa do ICLEI e cidades associadas à instituição e a proposição é estimular a continuidade dos trabalhos para as pautas já em andamento.

 

O 2º Encontro Regional ICLEI Amazônia servirá como marco para a realização do 1ª Fórum de Sustentabilidade de Porto Velho, a segunda sessão de 2023 do Fórum das Cidades Pan-amazônicas (FCPA) e do Encontro Regional Amazônia do Fórum CB27, um somatório de forças para a mobilização e engajamento das cidades amazônicas para discutir o desenvolvimento econômico sustentável, incentivando o protagonismo dos governos locais.

 

 

1º Fórum de Sustentabilidade de Porto Velho

 

Sob o auspício da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH) e em parceria com entidades relevantes como o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o evento visa fomentar discussões cruciais em torno do desenvolvimento sustentável, conservação da biodiversidade e combate às mudanças climáticas. Através de painéis de discussão, visitas técnicas e participação de palestrantes renomados, Porto Velho se posicionará como protagonista na busca por soluções e práticas inovadoras para desafios contemporâneos. Além do aspecto educativo, o evento trará benefícios econômicos e sociais, promovendo a cidade como referência em sustentabilidade e atraindo investimentos e parcerias estratégicas. Uma iniciativa não apenas eleva o perfil de Porto Velho no cenário nacional e internacional, mas também fortalece seu compromisso com um futuro mais sustentável e próspero para sua população.

 

 

Fórum de Cidades Pan-Amazônicas (FCPA) é um projeto promovido pelo ICLEI América do Sul, com apoio da Fundação Konrad Adenauer, por meio do Programa Regional de Segurança Energética e Mudanças Climáticas (EKLA). Seu objetivo é o fortalecimento da cooperação e do desenvolvimento urbano e sustentável das cidades da região amazônica do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, a partir da troca de experiências, elaboração de agenda comum e capacitação dos governos locais para aumento de sua influência na pauta ambiental a nível local, regional e internacional, ao mesmo passo em que considera as particularidades de cada cidade dentro do território pan-amazônico. Entre seus encontros periódicos, o FCPA já promoveu a discussão de pautas como bioeconomia, geração de emprego verde, proteção da floresta e acessibilidade à energia limpa.

 

 

Encontro Regional Amazônia 2023 do CB27

 

O Fórum CB27 congrega Secretárias e Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras e Distrito Federal  com o objetivo de fortalecer a ação coordenada das Secretarias de Meio Ambiente, promover o intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e o avanço em agendas ambientais de vanguarda. Este diálogo intermunicipal é estabelecido por meio de Encontros Nacionais e Regionais, realizados periodicamente e recepcionados pelas capitais. A iniciativa conta com o apoio financeiro e institucional da Fundação Konrad Adenauer, e com o apoio institucional do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade para suas atividades.

 

 

Sobre o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade

 

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 130 países, o ICLEI impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

 

O ICLEI América do Sul conecta a este movimento seus 130 governos associados em oito países da região. Visando a construção de fortes relações de apoio com seus associados, o secretariado regional conta hoje com três escritórios de Coordenação Nacional: o escritório Colômbia, sediado pela Área Metropolitana do Valle de Aburrá (AMVA); o escritório Argentina, sediado na cidade de Rosário; e o escritório Brasil, sediado em São Paulo.

 

No Brasil, a rede soma atualmente 92 associados, que trabalham junto à equipe de especialistas do ICLEI, com amplo acesso a parcerias e capacitações, para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.

 

 

➡️ Inscrições

 

📝 Sua empresa pode participar como apoiador desta iniciativa. Consulte edital de convocatória a parceiros e patrocinadores.

 

Informações para Imprensa: 

ICLEI : Raquel Gonçalves (31) 99942-2223 – marketing.sams@iclei.org


Voltar
Compartilhe