Plano Setorial de Adaptação do Recife
A cidade do Recife enfrenta riscos e impactos da mudança do clima resultantes da combinação de eventos extremos com fatores socioeconômicos de vulnerabilidade, como a alta taxa de desigualdade na concentração de renda, déficits de educação, acesso precário ao sistema de saúde e ao saneamento básico. Em 2019 a cidade lançou seu plano de adaptação, documento entitulado “Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas e Estratégia de Adaptação do Município do Recife”, desenvolvido por meio da parceria entre ICLEI e Way Carbon, em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, o Instituto Pelópidas Silveira e a Secretaria Executiva de Defesa Civil (SEDEC), e com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
A partir desse documento base, o Plano Setorial de Adaptação do Recife tem como objetivo aprofundar o conhecimento acerca dos riscos e opções de adaptação para os setores de Saneamento básico, Transformação urbana, Mobilidade urbana e Economia. Assim, deve contribuir para fortalecer resiliência dos sistemas socioeconômicos e ambientais relacionados a esses setores, melhorar a capacidade de resposta aos impactos dos eventos climáticos, reduzir vulnerabilidades e promover oportunidades para o desenvolvimento local sustentável.
O Plano parte de um diagnóstico dos planos, estratégias, políticas relacionadas e dos riscos climáticos setoriais e do risco social, a partir do qual serão concebidos os planos setoriais, com medidas elaboradas e priorizadas de forma participativa. O ICLEI é responsável pelas atividades de sensibilização e engajamento de atores diversos, promoção da participação contínua e efetiva, comunicação ao longo de todo o projeto e disseminação de resultados.