Seleção das Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte, Campinas e Londrina
INTERACT-Bio
Diante da intensa urbanização experimentada nas últimas décadas, a concentração demográfica nas principais áreas metropolitanas impõe o desafio de repensar a forma de estruturar cidades, levando também em consideração suas relações com o meio ambiente.
A metropolização gerou degradação ambiental, o surgimento de diversos conflitos urbanos e a perda de serviços ecossistêmicos fundamentais para a manutenção da vida em sociedade. Visando estimular um crescimento mais equilibrado, o projeto INTERACT-Bio propõe melhorar o uso e gestão da natureza em cidades que experimentam rápido crescimento e em suas regiões vizinhas.
O projeto proporciona a criação de soluções para um caminho de desenvolvimento resiliente e mais sustentável, que englobem esforços dos governos subnacionais que podem incluir em seus territórios medidas como: planejamento territorial; boa gestão do uso e ocupação do solo; desenvolvimento da economia local; implementação de projetos de infraestrutura e maior conscientização sobre o valor da natureza no contexto urbano.
No Brasil, as regiões metropolitanas participantes são Belo Horizonte, Campinas e Londrina. Além disso, países como Índia e Tanzânia também são parte do projeto, que visa incorporar aspectos da biodiversidade nos instrumentos de planejamento, a fim de promover um desenvolvimento mais equilibrado junto às comunidades urbanas.
Julho 2017
Novembro 2017
Participação na conferência de “Biodiversidade, Serviços Ecossistêmicos e Região Metropolitana
Refinamento da Área de Conectividade da Região Metropolitana de Campinas (RMC)
Janeiro 2018
Junho 2018
Publicação da Proposta de Área de Conectividade para o Plano de Desenvolvimento Urbano de Campinas
Escopo de definição junto ao projeto RECONECTA – RMC Campinas
Setembro 2018
Novembro 2018
Participação de Campinas e Londrina na COP14 da Biodiversidade, Egito
Participação da RMC no III Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e Caribe
Outubro 2019
OUTUBRO 2019
Publicação dos Mapas Ilustrados para as três Regiões Metropolitanas do Projeto
Finalização das Recomendações para mecanismos de compensação ambiental Inter federativos
Novembro 2019
Fevereiro 2020
Organização do evento BIO2020 para a COP15 de Biodiversidade
Desenvolvimento do Plano de Ação para Área de Conectividade de RMC
Março 2020
Novembro 2020
Início do processo de Implementação dos projetos demonstrativos das três regiões metropolitanas
Plano de Ação para Implementação da Área de Conectividade (AC) da Região Metropolitana de Campinas
Abril 2021
Julho 2021
live de apresentação dos projetos demonstrativos
Conclusão das obras em Londrina
Outubro 2021
Novembro 2021
Conclusão das obras em Belo Horizonte, Contagem e Campinas
Playlist de vídeos sobre os projetos demonstrativos
Maio 2022
Junho 2022
Publicação da nota técnica sobre a inclusão de serviços ecossistêmicos na Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
Lançamento do Caso de Investimento em Infraestrutura Natural para a Região Metropolitana de Campinas
Setembro 2022
DESTAQUES
Trama Verde-Azul e o Valor da Natureza em Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, através da implementação da Trama Verde-Azul, a região visa conectar áreas de conservação existentes a regiões próximas com potencial de regeneração por meio de práticas agroecológicas, sistemas agroflorestais e jardins de chuva. Isso será feito durante o envolvimento com as comunidades locais no processo de reconstrução ambiental, objetivo que foi endossado pelo mapa do Serviço de Ecossistemas desenvolvido como parte das atividades da INTERACT-Bio no território. Essa avaliação forneceu aos tomadores de decisão uma ferramenta clara e acessível para impulsionar o planejamento urbano e garantir a integração da natureza como parte da cidade.
Área de Conectividade e o Valor da Natureza em Campinas
A Região Metropolitana de Campinas identificou a necessidade de conectar áreas relevantes do ponto de vista ecológico como um desafio prioritário. Elaborado em processo participativo com os 23 municípios que fazem parte da Região Metropolitana, o INTERACT-Bio e o RECONECTA-RMC identificaram regiões de prestação de Serviços Ecossistêmicos fundamentais, bem como as principais pressões - como atividade industrial e urbanização. A fauna e a flora típicas da região também foram avaliadas e a Área de Conectividade foi proposta como um guia do planejamento municipal e uma estratégia de sustentação para garantir a integração da natureza ao planejamento urbano.
Água Urbana e o Valor da Natureza em Londrina
Na região metropolitana de Londrina, o foco está no combate a eventos extremos relacionados à água, uma vez que a região apresenta um grande potencial hídrico e tem enfrentado desastres ambientais recorrentes relacionados a enchentes no fundo do vale. Portanto, o objetivo do mapa foi identificar áreas estratégicas de prestação de Serviços Ecossistêmicos, apoiar e promover a conectividade de fragmentos florestais, mapear pontos críticos de drenagem e recuperar áreas degradadas por meio da adoção de Soluções Baseadas na Natureza, como a revitalização de matas ciliares, a implementação de parques lineares, a ampliação de áreas de conservação e outras infraestruturas urbanas verdes.
GALERIA DE FOTOS E VÍDEOS
Registro do Webinar inaugural do processo de construção do Plano de Ação para a Área de Conectividade de Campinas (30/06/2020)
Reunião do projeto INTERACT-Bio durante o evento BIO2020 - Perspectivas Brasileiras para o marco pós-2020 de biodiversidade
Região Metropolitana BH
Vista da Serra do Curral
Parque Municipal Vander Bras
Vista Aérea de BH
INTERACT-BIO
As cidades de Campinas (SP), Londrina (PR), Belo Horizonte e Contagem (MG) foram contempladas com projetos demonstrativos de Soluções baseadas na Natureza (SbN). As iniciativas, que integram o projeto INTERACT-Bio e têm como objetivo encontrar na natureza soluções para problemas urbanos, foram implementadas pelo ICLEI em parceria com as prefeituras e apoiadores locais.
DOCUMENTOS
Documentos e manuais do projeto
Parceiros
O projeto é financiado pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) através da Iniciativa Internacional para Proteção do Clima (IKI) e é implementado por ICLEI Cities Biodiversity Center e Helmholtz Center for Environmental Research (UFZ).