O Desafio das Cidades começou na Suécia em 2011. Naquela edição, apenas as cidades suecas participaram, mas, pouco a pouco, o Desafio foi estendido a mais países.
Desafio das Cidades pelo Planeta
O Desafio das Cidades pelo Planeta (One Planet City Challenge – OPCC) é uma competição bienal entre as cidades ao redor do mundo para acelerar a transição em direção a um futuro sustentável e mobilizar a ação climática para cumprir o Acordo de Paris.
A competição promove o reconhecimento das cidades que buscam atuar de forma ambiciosa, transparente e estratégica para o enfrentamento à mudança do clima. A ideia é mobilizar as cidades a adotarem planos de ação alinhados à meta de conter a temperatura global até 1,5ºC do Acordo de Paris. Um júri de especialistas de todo o mundo avalia os planos, programas e ações de Desenvolvimento Urbano de Baixas Emissões e Mudanças Climáticas inseridas na plataforma comum de reporte ICLEI-CDP. Três cidades são selecionadas finalistas em cada país e uma é eleita a vencedora nacional. Das vencedoras nacionais, uma é eleita a vencedora global do OPCC.
Além de unificar a forma de reporte das ações climáticas em uma plataforma reconhecida internacionalmente e fortalecer as capacidades técnicas instaladas, a participação na competição favorece a troca de experiências com outras cidades; o reconhecimento mundial como cidade comprometida em manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5ºC e a atração de investimentos de fundos para ações urbanas em linha com 1,5ºC.
O OPCC trabalha em colaboração com redes de cidades, como o Pacto Global de Prefeitos, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, C40 e CDP.
2011
2013
O Brasil iniciou sua participação na edição de 2013/2014.
Mais de 100 cidades de 21 países do mundo participaram.