Criação das ACAs – Alliances for Climate Action
ACA Brasil
Em 2015, países de todo o mundo uniram forças para enfrentar este desafio à humanidade ao adotar o Acordo de Paris, se comprometendo a enviar contribuições nacionais para reduzir as emissões e adaptar seus territórios aos impactos da mudança climática. No entanto, com base nas contribuições submetidas até agora, mesmo se os compromissos nacionais forem implementados, as temperaturas deverão subir 3°C, bem acima da recomendação de 1,5°C, o que indica que os esforços devem ser ainda mais ambiciosos em todo o mundo e, para tal, a contribuição de todos os atores da sociedade é essencial.
As Alianças para Ação Climática são coalizões nacionais dedicadas a empreender medidas sistematizadas e aumentar o apoio público no enfrentamento à crise climática mundial, de modo a contribuir para que os países cumpram com os compromissos pactuados no Acordo de Paris. Sabendo que o Brasil precisa da voz coletiva e fortalecida de todas as instituições comprometidas para trazer a ação climática para o centro do debate público, a Aliança pela Ação Climática – Brasil (ACA Brasil).
Cinco instituições que apoiam a ação climática no âmbito subnacional e possuem capacidades e habilidades complementares se uniram para coordenar e secretariar a implementação da Aliança para a Ação Climática no Brasil: WWF Brasil; ICLEI América do Sul; Instituto Clima e Sociedade; CDP Latin America (antigamente conhecido como Carbon Disclosure Project) e Centro Brasil no Clima.
Junho 2017
Junho 2019
Articulação entre parceiros para coordenar e secretariar a implementação da ACA Brasil
Participação dos parceiros em workshops junto com equipes que lideram ACAs em diversos países
Junho 2020
Janeiro 2021
Lançamento oficial da ACA Brasil por meio de um evento virtual