No dia 30 de agosto, o ICLEI América do Sul, em parceria com a Prefeitura de Canoas, entregaram o selo “Canário da Terra” a 8 escolas, no âmbito do Programa de Certificação de Escolas Sustentáveis em Canoas.
Sobre o Programa de Certificação
O Programa de Certificação é uma iniciativa que inspira e reconhece práticas sustentáveis nas escolas, atestando boas práticas e inovações em sustentabilidade em quatro níveis de complexidade. Sua abordagem é fundamentada na integração de todos os agentes escolares e na inclusão de todas as áreas passíveis de mudança com impacto na comunidade local. O Programa se desdobra em quatro fases de certificação, cada uma representando um avanço significativo na jornada das escolas em direção à sustentabilidade a curto, médio e longo prazo. Abaixo, apresentamos os quatro selos de certificação:
Sobre o Evento
O evento de encerramento da primeira fase do Programa de Certificação foi marcado pela certificação de oito escolas com o selo “Canário da Terra”. Este selo simboliza o compromisso das escolas em dar os primeiros passos rumo à Certificação de Escolas Sustentáveis. Ele representa o entusiasmo de conquistar inúmeras possibilidades, mesmo com recursos limitados, inspirando-se na resiliente natureza do canário da terra.
As oito escolas certificadas nesta fase são:
- EMEF Arthur Pereira de Vargas;
- EMEF Jacobi Longoni;
- EMEF Nelson Paim Terra;
- EMEF Paulo Freire;
- EMEF Rio Grande do Sul;
- EMEF Santos Dumont;
- EMEF Sete de Setembro;
- EMEF Thiago Wurth.
O projeto de Certificação de Escolas Sustentáveis tem uma trajetória de implementação que se desenrolou ao longo do tempo, culminando neste evento de encerramento da primeira fase.
Nesta fase inicial do programa, podemos destacar os seguintes números e estatísticas:
8 escolas altamente engajadas;
7 modelos e materiais de apoio fornecidos às escolas;
Mais de 76 documentos produzidos pelas escolas;
63 pessoas envolvidas nos comitês de sustentabilidade das escolas;
Um total de 99 ações de sustentabilidade planejadas.
Durante o evento, foi reservado um espaço para as escolas expressarem suas perspectivas e experiências. Um dos depoimentos que se destacou foi proferido por Fernando Lazzaretti, diretor da escola EMEF Rio Grande do Sul: “Sustentabilidade deixou de ser pauta do futuro e passou a ser pauta da urgência. E nós, escolas, fomos e somos agentes dessa mudança de pensamento. Tratar da sustentabilidade e dar-lhe a devida importância é nosso papel como cidadãos, mas principalmente como educadores”.
O evento contou com a presença de participantes, incluindo Jairo Jorge, Prefeito de Canoas; Beth Colombo, Secretária de Educação de Canoas; Bernardo Carron, Secretário de Meio Ambiente de Canoas; e representantes dos comitês de sustentabilidade das escolas. Além destes, também estiveram presentes representantes do ICLEI América do Sul, Armelle Cibaka, Coordenadora de Planejamento, Gestão e Conhecimento, e Marcus Soares, Assistente de Gestão do Conhecimento, que enfatizaram o nosso compromisso com a construção de um futuro mais sustentável.
O Programa de Certificação de Escolas Sustentáveis faz parte da estratégia do ICLEI América do Sul em contribuir para a formação de líderes do futuro por meio do engajamento da juventude e da comunidade escolar, incentivando práticas relacionadas ao desenvolvimento circular, de baixa emissão de carbono, que priorize soluções baseadas na natureza e apresente elementos de resiliência, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
A sua cidade também pode participar desse movimento! Entre em contato com a nossa equipe: lideres.futuro@iclei.org