Recife e CELPE firmam parceria para reduzir consumo de energia do Hospital da Mulher

A expectativa é que a instalação fotovoltaica promoverá uma economia anual de R$ 240 mil

12 de mar de 2021

Crédito: Guillherme Schneider

No marco do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura do Recife e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) celebram o início do projeto de instalação de uma usina solar fotovoltaica no Hospital da Mulher, que será construída por meio do Programa de Eficiência Energética da Celpe, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A expectativa é que a geração  promova uma economia anual de 536,7 megawatt hora (MWh) de energia elétrica, o que representa R$240 mil de economia anual na conta do hospital. As obras devem começar ainda no mês de março com previsão de término no final do mês de maio.

 

“A Celpe decidiu instalar a usina no Hospital da Mulher porque entende que a instituição desempenha um trabalho relevante para a saúde e o bem-estar das mulheres da cidade e municípios vizinhos. Além de proporcionar uma economia na conta de energia elétrica, o HMR passará a consumir eletricidade de uma fonte limpa, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente”, afirmou o presidente da Celpe, Saulo Cabral.

 

“O desafio da crise climática e da questão da sustentabilidade sempre foi algo que colocamos de maneira muito decisiva. Essa é uma pauta que tem que juntar todo mundo, governo, iniciativa privada e sociedade, então a Prefeitura conseguiu aprovar o projeto junto ao ICLEI e órgãos internacionais e agora ele sai do papel com o apoio da CELPE. A sustentabilidade é uma pauta urgente e nós vamos continuar avançando nessa área”, afirmou o prefeito João Campos.

 

A viabilidade da instalação solar fotovoltaica começou a ser estudada pelo  projeto  Recife Cidade de Eficiência Energética (RCEE), desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira. O projeto avalia  a instalação de painéis solares fotovoltaicos em equipamentos públicos das áreas da saúde, educação, esporte e no edifício-sede da Prefeitura; tendo o Hospital da Mulher do Recife como piloto.

 

O HMR foi selecionado pelo laboratório de financiamento, o LEDS Lab, que é parte do projeto Urban-LEDS II implementado pelo ICLEI – governos locais pela sustentabilidade e a ONU habitat, e financiado pela União Européia.  O Urban-LEDS II visa tornar as estratégias de desenvolvimento de baixa emissão uma parte fundamental da política e planejamento urbano nas cidades. Recife é participante do projeto desde sua fase I como cidade modelo. Para apoiar as cidades a financiarem sua ação climática local foi lançado em 2019, o LEDS Lab: laboratório de financiamento de projetos climáticos com principal objetivo aprimorar a capacidade instalada das prefeituras na elaboração de projetos financiáveis, considerando os aspectos de mitigação e adaptação à mudança do clima. O intuito é disseminar o conhecimento e um apoio efetivo não só para as cidades escolhidas como pilotos, mas a um número maior de cidades e atores que pudessem se beneficiar desse aprendizado.

 

“Recife é uma cidade comprometida com o desenvolvimento sustentável e referência no que se refere ao enfrentamento à crise climática. Possui o seu inventário de gases do efeito estufa, a sua análise de riscos e vulnerabilidades climáticas e o seu plano de ação climática. Além disso, insere esse tema nas escolas, permitindo um projeto pedagógico de vanguarda, e escolhe um equipamento tão relevante como o Hospital da Mulher, para abrigar a intervenção demonstrativa que sintetiza um movimento que se expandirá por todo o município. O ICLEI, junto com a União Europeia e a Onu-Habitat, parceiros do projeto Urban Leds II, celebram a aliança da Prefeitura do Recife com a CELPE e a possibilidade de um avançar conjunto que beneficiará os recifenses e por certo ganhará repercussão internacional”, afirmou o secretário executivo do ICLEI, Rodrigo Perpétuo.

 

Além da instalação de uma nova usina fotovoltaica, a Celpe ainda promoveu a substituição de 4.336 lâmpadas na instituição, em 2018, gerando uma economia de 66,16 MWh/ano.

Tags: